Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/39696
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorPereira, Maria Thereza Silva-
dc.date.accessioned2023-12-06T14:35:38Z-
dc.date.available2023-12-06T14:35:38Z-
dc.date.issued2023-11-24-
dc.identifier.citationPEREIRA, Maria Thereza Silva. Utilização da monitoria acadêmica como facilitadora da aprendizagem no ambiente prático de ensino e sua importância na formação docente. 2023. 31 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/39696-
dc.description.abstractThe contemporary approach highlights the student as an active subject in the educational process, seeking increased engagement and participation in school activities. Higher education, in tune with global transformations, continually adapts to enrich its methodologies, aiming to enhance teaching and learning processes. In the context of changes and improvements in teaching methodologies, educational resources such as academic tutoring emerge as essential elements in classrooms, serving as tools to support the teaching and learning process. It is employed as a strategy to improve the quality of education and student learning, involving the participation of student tutors positioned between the faculty and students. Thus, academic tutoring was implemented to analyze the interest and motivation of students in practical classes, investigating the relationship between academic tutoring and its contribution to the student tutor's teaching formation. In a private higher education institution, academic tutoring was applied through a didactic sequence containing class monitoring, application of investigative forms, theoretical and practical tutoring sessions, and the development of a logbook. Through a qualitative analysis of the didactic sequence and logbook development, it was possible to observe that academic tutoring contributed to the understanding of the content covered in practical classes, proving to be an important tool in assisting the teaching-learning process. Furthermore, academic tutoring contributed to the teaching formation of the tutor, aiding in the development of skills related to the use of different teaching methodologies, the relationship with students in the classroom, and a better understanding of the needs presented by the students.pt_BR
dc.description.sponsorshipPesquisa sem auxílio de agências de fomentopt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 United States*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/us/*
dc.subjectEnsino-Aprendizagempt_BR
dc.subjectMotivação dos estudantespt_BR
dc.subjectFormação docentept_BR
dc.subjectAulas práticaspt_BR
dc.subjectTeaching-Learningpt_BR
dc.subjectStudent motivationpt_BR
dc.subjectTeacher trainingpt_BR
dc.subjectPractical classespt_BR
dc.titleUtilização da monitoria acadêmica como facilitadora da aprendizagem no ambiente prático de ensino e sua importância na formação docentept_BR
dc.title.alternativeThe use of academic tutoring as a facilitator of learning in the practical teaching environment and its importance in teacher educationpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Ferreira, Fernanda Helena Nogueira-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7038405025309060pt_BR
dc.contributor.referee1Oliveira, Renata Carmo de-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9200145359223388pt_BR
dc.contributor.referee2Almeida, Ariadine Cristine de-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/9104947767194284pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/8769383785240192pt_BR
dc.description.degreenameTrabalho de Conclusão de Curso (Graduação)pt_BR
dc.description.resumoA abordagem contemporânea destaca o estudante como sujeito ativo no processo educativo, em busca do aumento de engajamento e participação nas atividades escolares.O ensino superior, em sintonia com as transformações globais, adapta-se continuamente para enriquecer suas metodologias, buscando aprimorar os processos de ensino-aprendizagem. No contexto das mudanças e melhorias nas metodologias de ensino, recursos didáticos como a monitoria acadêmica surgem como elementos essenciais nas salas de aula, atuando como ferramentas de apoio ao processo de ensino-aprendizagem, sendo empregada como estratégia para aprimorar a qualidade do ensino e a aprendizagem dos estudantes, envolvendo a atuação de alunos monitores, posicionados entre o corpo docente e discente. Dessa forma, a monitoria acadêmica foi aplicada a fim de se analisar o interesse e a motivação dos estudantes nas aulas práticas, investigando a existência de relação entre a monitoria acadêmica e sua contribuição na formação docente do aluno monitor. Em uma instituição de ensino superior privada, a monitoria acadêmica foi aplicada por meio de uma sequência didática contendo acompanhamento de aulas, aplicação de formulários investigativos, realização de monitorias teóricas e práticas e a elaboração de um diário de bordo. Através de análise qualitativa da aplicação da sequência didática e da elaboração do diário de bordo, foi possível constatar que a monitoria acadêmica contribuiu para compreensão dos conteúdos trabalhados nas aulas práticas, se mostrando uma importante ferramenta no auxílio ao processo de ensino aprendizagem. Além disso, a monitoria acadêmica contribuiu para a formação docente da monitora, auxiliando no desenvolvimento de habilidades relacionadas à utilização de diferentes metodologias de ensino, ao relacionamento com os estudantes em sala de aula e à melhor compreensão das necessidades apresentadas pelos estudantes.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.courseCiências Biológicaspt_BR
dc.sizeorduration61pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS BIOLOGICASpt_BR
dc.orcid.putcode148240290-
Appears in Collections:TCC - Ciências Biológicas (Uberlândia)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
UtilizaçaoDaMonitoria.pdfTCC970.56 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons