Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/39653
ORCID:  http://orcid.org/0009-0002-6705-2422
Tipo do documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Título: Aprendizagem no decorrer de um curso de administração e suas contribuições para a atuação empreendedora: uma narrativa autobiográfica
Título(s) alternativo(s): Learning during an administration course and its contributions to entrepreneurial activity: an autobiographical narrative
Autor(es): Santos, Esthefany Paula Ferreira
Primeiro orientador: Rodrigues, Henrique Geraldo
Primeiro membro da banca: Ramos, Noézia Maria
Segundo membro da banca: Passos, Janduhy Camilo
Resumo: O objetivo, com este estudo, é compreender como as vivências de aprendizagem experienciadas pela autora no decorrer do curso de Administração da Universidade Federal de Uberlândia (UFU) contribuíram para a construção de uma carreira empreendedora. Nesse sentido, a narrativa reflete sobre a importância das experiências individuais na formação da autora. Adicionalmente, busca oferecer novas contribuições para aprimorar métodos de ensino e apoiar estudantes em suas jornadas de aprendizado. O estudo é de natureza qualitativa e sua abordagem se caracteriza por abranger uma abundância de informações descritivas. A estratégia de pesquisa adotada foi a narrativa autobiográfica, que se origina do método da pesquisa narrativa. A avaliação dos resultados indica que a narrativa autobiográfica evidencia a influência das experiências de aprendizagem, tanto no contexto acadêmico quanto fora dele, na aquisição de conhecimentos técnicos e comportamentais. Essas experiências foram identificadas como impulsionadoras do desenvolvimento da autora, evidenciando o impacto significativo das mudanças sociais e tecnológicas em suas perspectivas de carreira. Além disso, a análise destaca a integração bem-sucedida das disciplinas do curso de Administração com as competências do perfil do egresso, especialmente no contexto da formação empreendedora. Sobretudo, a abordagem adotada proporcionou contribuições para a compreensão da trajetória da autora ao longo dos anos acadêmicos, enriquecendo o processo criativo da pesquisa.
Palavras-chave: Aprendizagem e ensino no curso de administração
Carreira empreendedora
Narrativa autobiográfica
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::ADMINISTRACAO DE EMPRESAS
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Referência: SANTOS, Esthefany Paula Ferreira. Aprendizagem no decorrer de um curso de administração e suas contribuições para a atuação empreendedora: uma narrativa autobiográfica. 2023. 22 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2023.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/39653
Data de defesa: 28-Nov-2023
Aparece nas coleções:TCC - Administração

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
AprendizagemDecorrerCurso.pdfTCC321.7 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons