Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/39653| ORCID: | http://orcid.org/0009-0002-6705-2422 |
| Tipo de documento: | Trabalho de Conclusão de Curso |
| Tipo de acceso: | Acesso Aberto |
| Título: | Aprendizagem no decorrer de um curso de administração e suas contribuições para a atuação empreendedora: uma narrativa autobiográfica |
| Título (s) alternativo (s): | Learning during an administration course and its contributions to entrepreneurial activity: an autobiographical narrative |
| Autor: | Santos, Esthefany Paula Ferreira |
| Primer orientador: | Rodrigues, Henrique Geraldo |
| Primer miembro de la banca: | Ramos, Noézia Maria |
| Segundo miembro de la banca: | Passos, Janduhy Camilo |
| Resumen: | O objetivo, com este estudo, é compreender como as vivências de aprendizagem experienciadas pela autora no decorrer do curso de Administração da Universidade Federal de Uberlândia (UFU) contribuíram para a construção de uma carreira empreendedora. Nesse sentido, a narrativa reflete sobre a importância das experiências individuais na formação da autora. Adicionalmente, busca oferecer novas contribuições para aprimorar métodos de ensino e apoiar estudantes em suas jornadas de aprendizado. O estudo é de natureza qualitativa e sua abordagem se caracteriza por abranger uma abundância de informações descritivas. A estratégia de pesquisa adotada foi a narrativa autobiográfica, que se origina do método da pesquisa narrativa. A avaliação dos resultados indica que a narrativa autobiográfica evidencia a influência das experiências de aprendizagem, tanto no contexto acadêmico quanto fora dele, na aquisição de conhecimentos técnicos e comportamentais. Essas experiências foram identificadas como impulsionadoras do desenvolvimento da autora, evidenciando o impacto significativo das mudanças sociais e tecnológicas em suas perspectivas de carreira. Além disso, a análise destaca a integração bem-sucedida das disciplinas do curso de Administração com as competências do perfil do egresso, especialmente no contexto da formação empreendedora. Sobretudo, a abordagem adotada proporcionou contribuições para a compreensão da trajetória da autora ao longo dos anos acadêmicos, enriquecendo o processo criativo da pesquisa. |
| Palabras clave: | Aprendizagem e ensino no curso de administração Carreira empreendedora Narrativa autobiográfica |
| Área (s) del CNPq: | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::ADMINISTRACAO DE EMPRESAS |
| Idioma: | por |
| País: | Brasil |
| Editora: | Universidade Federal de Uberlândia |
| Cita: | SANTOS, Esthefany Paula Ferreira. Aprendizagem no decorrer de um curso de administração e suas contribuições para a atuação empreendedora: uma narrativa autobiográfica. 2023. 22 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2023. |
| URI: | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/39653 |
| Fecha de defensa: | 28-nov-2023 |
| Aparece en las colecciones: | TCC - Administração (Uberlândia) |
Ficheros en este ítem:
| Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| AprendizagemDecorrerCurso.pdf | TCC | 321.7 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons
