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Tipo do documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Título: Adaptações de técnicas de intervenção cognitivo comportamentais, tendo por base animações, filmes e séries, voltadas para crianças e adolescentes: uma revisão sistemática das publicações brasileiras.
Título(s) alternativo(s): Adaptations of cognitive behavioral intervention techniques, based on animations, films and series, aimed at children and adolescents: a systematic review of Brazilian publications.
Autor(es): Pires Neto, Vanessa Cristina
Primeiro orientador: Lopes, Renata Ferrarez Fernandes
Primeiro membro da banca: Rossini, Joaquim Carlos
Segundo membro da banca: Montagnero, Alexandre Vianna
Resumo: Cinematerapia é um termo usado para descrever o uso de filmes, séries, curta-metragens, como ferramenta narrativa de intervenção na prática clínica. Ela pode ser usada com públicos de todas as idades, incluindo crianças e adolescentes. Objetivo: O objetivo do presente trabalho foi realizar uma revisão sistemática da literatura sobre as técnicas cognitivas (TCC e TE) adaptadas para Cinematerapia, em publicações brasileiras. Procedimentos: Foi realizada uma revisão sistemática tipo PRISMA nas bases de dados: Google Acadêmico, Lilacs, Medline, PsycInfo e Scielo com os seguintes unitermos e conectores: Cinematerapia; Terapia Cognitivo Comportamental AND Cinematerapia; Terapia do Esquema AND Cinematerapia. Essas combinações foram utilizadas somente em português. O período de busca foi de 2013 a junho de 2023. Resultados: Foram encontradas 27 publicações (25) capítulos de livro e 2 artigos; 45 filmes foram usados para adaptações de técnicas cognitivas e da terapia do esquema para a cinematerapia. A Maioria das adaptações para a cinematerapia foram as de base cognitivo-comportamentais: psicoeducação (n=17); treinamento de habilidades sociais (n=7), regulação emocional (n=5), reestruturação cognitiva (n=4), modos esquemáticos (n= 4), treinamento de pais (n=1). Conclusão: Esta revisão sistemática indica que a Cinematerapia vem se tornando um recurso que terapeutas cognitivos e terapeutas do esquema têm buscado para adaptar intervenções clínicas ao público infanto juvenil. No entanto, os esforços para sistematizar essa prática, que é comumente usada, informalmente, na psicoterapia de crianças e adolescentes, ainda é muito incipiente em nosso país.
Abstract: Cinematherapy is a term used to describe the use of films, series, and short films as a narrative intervention tool in clinical practice. It can be used with audiences of all ages, including children and teenagers. Objective: The objective of the present work was to carry out a systematic review of the literature on cognitive techniques (CBT and TE) adapted for Cinematherapy, in Brazilian publications. Procedures: A PRISMA-type systematic review was carried out in the databases: Google Scholar, Lilacs, Medline, PsycInfo and Scielo with the following keywords and connectors: Cinematherapy; Cognitive Behavioral Therapy AND Cinematherapy; Schema Therapy AND Cinematherapy. These combinations were only used in Portuguese. The search period was from 2013 to June 2023. Results: 27 publications (25) book chapters and 2 articles were found; 45 films were used to adapt cognitive techniques and schema therapy for cinema therapy. The majority of adaptations for cinema therapy were cognitive-behavioral based: psychoeducation (n=17); social skills training (n=7), emotional regulation (n=5), cognitive restructuring (n=4), schematic modes (n=4), parent training (n=1). Conclusion: This systematic review indicates that Cinematherapy has become a resource that cognitive therapists and schema therapists have sought to adapt clinical interventions to children and adolescents. However, efforts to systematize this practice, which is commonly used, informally, in the psychotherapy of children and adolescents, are still very incipient in our country.
Palavras-chave: Cinematerapia
Cinematherapy
Terapias cognitivas
Cognitive therapies
Adaptação de técnicas crianças
Adaptation of techniques Children
Adolescentes
Adolescents
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Referência: PIRES NETO, Vanessa Cristina. Adaptações de técnicas de intervenção cognitivo-comportamentais, tendo por base animações, filmes e séries, voltadas para crianças e adolescentes: Uma revisão sistemática das publicações brasileiras. 2023. 28 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia,2023.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/39645
Data de defesa: 27-Nov-2023
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