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ORCID:  http://orcid.org/0009-0002-3265-1097
Document type: Trabalho de Conclusão de Curso
Access type: Acesso Embargado
Embargo Date: 2025-11-29
Title: Análise da presença de apelo nutricional e publicidade abusiva nos rótulos dos alimentos destinados ao público infantil
Author: Sacramento, Marcella Emilia Mundim
First Advisor: Rinaldi, Ana Elisa Madalena
First coorientator: Meira, Camila
First member of the Committee: Pascoal, Grazieli
Second member of the Committee: Mendes, Renata
Summary: Objetivo: Analisar a composição nutricional, o tipo e a presença de apelo nutricional e a publicidade abusiva nos rótulos de alimentos destinados ao público infantil. Métodos: Foram analisados 130 alimentos categorizados em 14 grupos: macarrões instantâneos, bebidas lácteas, iogurte, leites fermentados, salgadinhos, cereais/farinha láctea, biscoitos, sucos, balas, chocolates, bolinhos e alimentos que são regidos pela Lei 11265 (03/01/2006), regulamentada pelo Decreto nº9579 (22/11/2018) – Norma Brasileira de Comercialização de Alimentos para Lactentes e Crianças de Primeira Infância, Bicos, Chupetas e Mamadeiras (NBCAL). A análise da publicidade abusiva foi baseada na Resolução 163, 13/03/2014 e na NBCAL. Os itens analisados em cada alimento foram: número e tipo de ingredientes, quantidade de açúcar adicionado, gordura saturada, sódio, fibras, presença e tipo de apelo nutricional e publicidade abusiva nos rótulos. Para os alimentos regidos pela NBCAL também foi analisado o descumprimento desta lei. Todas as variáveis foram expressas em frequências relativas e o qui-quadrado foi utilizado para comparar o número de ingredientes, apelo nutricional e publicidade abusiva segundo regência da NBCAL (não/sim). Resultados: Do total de alimentos analisados, 73% possuíam açúcar como um dos três primeiros ingredientes e somente três grupos alimentares (leite de vaca, macarrão instantâneo, salgadinhos) não continham açúcar; 77,6% continham aromatizantes em sua composição; 54,6% utilizavam algum tipo de apelo nutricional no rótulo, sendo os mais frequentes, fonte de vitaminas e mineiras. Os tipos de publicidade mais frequentes foram presença de personagens infantis (66,9%) e excesso de cores (56,1%). Verificamos que os alimentos regidos pela NBCAL continham menor quantidade de: aromatizantes, excesso de cores nos rótulos, personagens infantis (publicidade abusiva) e presença de imagens de frutas, verduras e legumes nos rótulos (apelo nutricional). Conclusão: A maioria dos alimentos destinados ao público infantil contém açúcar como um dos principais ingredientes, com o uso de apelo nutricional vitaminas/minerais e personagens infantis.
Keywords: Alimentos infantis
NBCAL
Publicidade abusiva
Marketing
Area (s) of CNPq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE
Language: por
Country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Uberlândia
Quote: SACRAMENTO, Marcella Emilia Mundim. Análise da presença de apelo nutricional e publicidade abusiva nos rótulos dos alimentos destinados ao público infantil. 2023. 15 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Nutrição) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2023.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/39614
Date of defense: 29-Nov-2023
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