Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/39608
Tipo do documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Título: O Encontro Entre a Negritude e os Filmes de Terror: Uma Análise Narrativa e Cultural de Corra! e Não, Não Olhe!, de Jordan Peele
Autor(es): Rabelo, Matheus Santos
Primeiro orientador: Manna, Nuno
Primeiro membro da banca: Cruz, Caio Amaral da
Segundo membro da banca: Ferreira, Thiago Emanoel
Terceiro membro da banca: Manna, Nuno
Resumo: A pesquisa almeja entender como Jordan Peele ressignifica o papel do sujeito negro nas obras Get Out (2017) e Nope (2022), utilizando o embasamento teórico das narrativas e suas associações com o tempo, cultura e negritude. A trajetória do papel do negro no cinema de terror é marcada por estereotipazação e inferiorização de sua existência e intelectualidade para potencializar as marcas do racismo na sociedade e subjulgá-lo como servo da branquitude. Para aprofundar no debate, é necessário diferenciar o cinema de terror com negros e o cinema de terror negro. Ao compreender as diferenciações, entende-se que Jordan Peele utiliza a sua plataforma para mudar esse cenário nas suas obras, utilizando a história negra e aspectos sociais da negritude para desenvolver seus enredos e promover reflexões. Ainda, o diretor retrata a estereotipização dos corpos negros por meio do racismo velado em Get Out e a colocação deles como espectadores da própria vida e denuncia o apagamento feito por Hollywood dos indíviduos negros em Nope.
Abstract: The research aims to understand how Jordan Peele reframes the role of the black subject in the works Get Out (2017) and Nope (2022), using the theoretical basis of the narratives and their associations with time, culture and blackness. The trajectory of the role of black people in horror cinema is marked by stereotyping and inferiority of their existence and intellectuality to enhance the marks of racism in society and subjugate them as servants of whiteness. To deepen the debate, it is necessary to differentiate horror films with blacks and black horror films. By understanding the differences, it is understood that Jordan Peele uses his platform to change this scenario in his works, using black history and social aspects of blackness to develop his plots and promote reflections. Still, the director portrays the stereotyping of black bodies through veiled racism in Get Out and placing them as spectators of their own lives and denounces Hollywood's erasure of black individuals in Nope.
Palavras-chave: Jordan Peele
Jordan Peele
Narrativa
Narrative
Negritude
Blackness
Cinema de terror
Horror Cinema
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Referência: RABELO, Matheus Santos. O encontro entre a negritude e os filmes de terror: uma análise narrativa e cultural de corra! E não, não olhe!, de Jordan Peele. 2023. 87 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Jornalismo) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2023.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/39608
Data de defesa: 26-Jun-2023
Aparece nas coleções:TCC - Jornalismo

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
EncontroEntreNegritude.pdf2.8 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons