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https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/39608
Tipo de documento: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Tipo de acceso: | Acesso Aberto |
Título: | O Encontro Entre a Negritude e os Filmes de Terror: Uma Análise Narrativa e Cultural de Corra! e Não, Não Olhe!, de Jordan Peele |
Autor: | Rabelo, Matheus Santos |
Primer orientador: | Manna, Nuno |
Primer miembro de la banca: | Cruz, Caio Amaral da |
Segundo miembro de la banca: | Ferreira, Thiago Emanoel |
Tercer miembro de la banca: | Manna, Nuno |
Resumen: | A pesquisa almeja entender como Jordan Peele ressignifica o papel do sujeito negro nas obras Get Out (2017) e Nope (2022), utilizando o embasamento teórico das narrativas e suas associações com o tempo, cultura e negritude. A trajetória do papel do negro no cinema de terror é marcada por estereotipazação e inferiorização de sua existência e intelectualidade para potencializar as marcas do racismo na sociedade e subjulgá-lo como servo da branquitude. Para aprofundar no debate, é necessário diferenciar o cinema de terror com negros e o cinema de terror negro. Ao compreender as diferenciações, entende-se que Jordan Peele utiliza a sua plataforma para mudar esse cenário nas suas obras, utilizando a história negra e aspectos sociais da negritude para desenvolver seus enredos e promover reflexões. Ainda, o diretor retrata a estereotipização dos corpos negros por meio do racismo velado em Get Out e a colocação deles como espectadores da própria vida e denuncia o apagamento feito por Hollywood dos indíviduos negros em Nope. |
Abstract: | The research aims to understand how Jordan Peele reframes the role of the black subject in the works Get Out (2017) and Nope (2022), using the theoretical basis of the narratives and their associations with time, culture and blackness. The trajectory of the role of black people in horror cinema is marked by stereotyping and inferiority of their existence and intellectuality to enhance the marks of racism in society and subjugate them as servants of whiteness. To deepen the debate, it is necessary to differentiate horror films with blacks and black horror films. By understanding the differences, it is understood that Jordan Peele uses his platform to change this scenario in his works, using black history and social aspects of blackness to develop his plots and promote reflections. Still, the director portrays the stereotyping of black bodies through veiled racism in Get Out and placing them as spectators of their own lives and denounces Hollywood's erasure of black individuals in Nope. |
Palabras clave: | Jordan Peele Jordan Peele Narrativa Narrative Negritude Blackness Cinema de terror Horror Cinema |
Área (s) del CNPq: | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editora: | Universidade Federal de Uberlândia |
Cita: | RABELO, Matheus Santos. O encontro entre a negritude e os filmes de terror: uma análise narrativa e cultural de corra! E não, não olhe!, de Jordan Peele. 2023. 87 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Jornalismo) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2023. |
URI: | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/39608 |
Fecha de defensa: | 26-jun-2023 |
Aparece en las colecciones: | TCC - Jornalismo |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
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