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dc.creatorRabelo, Matheus Santos-
dc.date.accessioned2023-12-01T20:27:40Z-
dc.date.available2023-12-01T20:27:40Z-
dc.date.issued2023-06-26-
dc.identifier.citationRABELO, Matheus Santos. O encontro entre a negritude e os filmes de terror: uma análise narrativa e cultural de corra! E não, não olhe!, de Jordan Peele. 2023. 87 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Jornalismo) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/39608-
dc.description.abstractThe research aims to understand how Jordan Peele reframes the role of the black subject in the works Get Out (2017) and Nope (2022), using the theoretical basis of the narratives and their associations with time, culture and blackness. The trajectory of the role of black people in horror cinema is marked by stereotyping and inferiority of their existence and intellectuality to enhance the marks of racism in society and subjugate them as servants of whiteness. To deepen the debate, it is necessary to differentiate horror films with blacks and black horror films. By understanding the differences, it is understood that Jordan Peele uses his platform to change this scenario in his works, using black history and social aspects of blackness to develop his plots and promote reflections. Still, the director portrays the stereotyping of black bodies through veiled racism in Get Out and placing them as spectators of their own lives and denounces Hollywood's erasure of black individuals in Nope.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/us/*
dc.subjectJordan Peelept_BR
dc.subjectJordan Peelept_BR
dc.subjectNarrativapt_BR
dc.subjectNarrativept_BR
dc.subjectNegritudept_BR
dc.subjectBlacknesspt_BR
dc.subjectCinema de terrorpt_BR
dc.subjectHorror Cinemapt_BR
dc.titleO Encontro Entre a Negritude e os Filmes de Terror: Uma Análise Narrativa e Cultural de Corra! e Não, Não Olhe!, de Jordan Peelept_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Manna, Nuno-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5944925833383680pt_BR
dc.contributor.referee1Cruz, Caio Amaral da-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1555601077353314pt_BR
dc.contributor.referee2Ferreira, Thiago Emanoel-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/2929683699605499pt_BR
dc.contributor.referee3Manna, Nuno-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/5944925833383680pt_BR
dc.description.degreenameTrabalho de Conclusão de Curso (Graduação)pt_BR
dc.description.resumoA pesquisa almeja entender como Jordan Peele ressignifica o papel do sujeito negro nas obras Get Out (2017) e Nope (2022), utilizando o embasamento teórico das narrativas e suas associações com o tempo, cultura e negritude. A trajetória do papel do negro no cinema de terror é marcada por estereotipazação e inferiorização de sua existência e intelectualidade para potencializar as marcas do racismo na sociedade e subjulgá-lo como servo da branquitude. Para aprofundar no debate, é necessário diferenciar o cinema de terror com negros e o cinema de terror negro. Ao compreender as diferenciações, entende-se que Jordan Peele utiliza a sua plataforma para mudar esse cenário nas suas obras, utilizando a história negra e aspectos sociais da negritude para desenvolver seus enredos e promover reflexões. Ainda, o diretor retrata a estereotipização dos corpos negros por meio do racismo velado em Get Out e a colocação deles como espectadores da própria vida e denuncia o apagamento feito por Hollywood dos indíviduos negros em Nope.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.courseJornalismopt_BR
dc.sizeorduration87pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAOpt_BR
Appears in Collections:TCC - Jornalismo

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