Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/39583
Registro completo de metadatos
Campo DCValorLengua/Idioma
dc.creatorAndrade, Ivone Souza Silva-
dc.date.accessioned2023-11-30T18:11:59Z-
dc.date.available2023-11-30T18:11:59Z-
dc.date.issued2023-11-28-
dc.identifier.citationANDRADE, Ivone Souza Silva. Do luxo ao lixo: a produção de lixo com o aumento do delivery durante a pandemia pelo COVID-19 em Uberlândia (MG). 2023. 63 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/39583-
dc.description.abstractDuring the COVID-19 pandemic in Uberlândia/MG, the increase in delivery services brought with it concerns about the generation of waste in the city. With the closure of establishments and restricted circulation, more people started using delivery (home shopping delivery), resulting in a significant increase in disposable packaging and solid waste. This transition from luxury to trash reveals social inequalities, as while some have the financial means to use the service regularly, others face difficulties in meeting their basic needs. Additionally, the ability to properly dispose of and access collection and recycling services also varies. To collect data on the population's awareness of the use of delivery and the consequent increase in waste generation due to the use of disposables, a questionnaire was applied that pointed out the tendency of people to dispose of solid waste still improperly. To deal with this problem, a joint effort by the government, companies and the population is necessary. Measures such as raising awareness about the environmental impacts of excessive consumption of disposable packaging, implementing public policies to reduce and recycle waste, and partnerships between the public and private sectors to improve waste management are essential. It is also important to rethink consumption habits and adopt more sustainable practices, such as preferring bulk products and reusable packaging. The analysis of these social dynamics and waste production highlights the need to review our behaviors and seek sustainable solutions that balance the convenience of delivery with environmental concerns, promoting a more conscious and balanced city.pt_BR
dc.description.sponsorshipPesquisa sem auxílio de agências de fomentopt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectPandemia pelo COVID-19pt_BR
dc.subjectConsumopt_BR
dc.subjectServiços de deliverypt_BR
dc.subjectLixopt_BR
dc.subjectEmbalagens descartáveispt_BR
dc.subjectUberlândia (MG)pt_BR
dc.subjectCOVID-19 pandemicpt_BR
dc.subjectConsumptionpt_BR
dc.subjectDelivery servicespt_BR
dc.subjectTrashpt_BR
dc.subjectDisposable packagingpt_BR
dc.titleDo luxo ao lixo: a produção de lixo com o aumento do delivery durante a pandemia pelo COVID-19 em Uberlândia (MG).pt_BR
dc.title.alternativeFrom luxury to trash: waste production with the increase in delivery during the COVID-19 pandemic in Uberlândia (MG)pt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Cleps, Geisa Daise Gumiero-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0735044235864364pt_BR
dc.contributor.referee1Soares, Ângela Maria-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3360129210665288pt_BR
dc.contributor.referee2Bicalho, Beatriz-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/8183013916964005pt_BR
dc.description.degreenameTrabalho de Conclusão de Curso (Graduação)pt_BR
dc.description.resumoDurante a pandemia pelo COVID-19 em Uberlândia/MG, o aumento dos serviços de delivery trouxe consigo preocupações sobre a geração de lixo na cidade. Com o fechamento de estabelecimentos e a restrição de circulação, mais pessoas passaram a utilizar o delivery (entrega de compras em domicílio), resultando em um aumento significativo de embalagens descartáveis e de resíduos sólidos. Essa transição do luxo ao lixo revela desigualdades sociais, pois, enquanto alguns têm condições financeiras para utilizar o serviço regularmente, outros enfrentam dificuldades para suprir suas necessidades básicas. Além disso, a capacidade de descartar adequadamente e ter acesso a serviços de coleta e reciclagem também varia. Para apuração de dados sobre a consciência da população no uso do delivery e o consequente aumento da geração de lixo devido ao uso dos descartáveis, aplicou-se um questionário que apontou a tendência das pessoas ainda em descartar indevidamente os resíduos sólidos. Para lidar com esse problema, é necessário o esforço conjunto do governo, de empresas e da população. Medidas como conscientização sobre os impactos ambientais do consumo excessivo de embalagens descartáveis, implementação de políticas públicas para redução e reciclagem de resíduos, e parcerias entre setores público e privado para melhorar a gestão de resíduos são essenciais. Também é importante repensar os hábitos de consumo e adotar práticas mais sustentáveis, como preferir produtos a granel e embalagens reutilizáveis. A análise dessas dinâmicas sociais e da produção de lixo destaca a necessidade de rever nossos comportamentos e buscar soluções sustentáveis que equilibrem a comodidade do delivery com a preocupação ambiental, promovendo uma cidade mais consciente e equilibrada.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.courseGeografiapt_BR
dc.sizeorduration63pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANASpt_BR
dc.orcid.putcode147858841-
Aparece en las colecciones:TCC - Geografia (Uberlândia)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
LuxoAoLixo.pdfTCC2.25 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.