Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/39372
Tipo de documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Tipo de acceso: Acesso Aberto
Título: Simulação com debriefing com vídeo no ensino do exame físico respiratório: satisfação e a autoconfiança dos estudantes de enfermagem
Título (s) alternativo (s): Simulation with debriefing with video in the teaching of the respiratory physical examination: satisfaction and self-confidence of nursing students
Autor: Alves, Daniela Grotto
Mendes-Rodrigues, Clesnan
Ramos, Mariana
Scalia, Luana Araújo Macedo
Holanda, Caio César Gonçalves de
Holanda, Ricardo Gonçalves de
Araujo, Suely Amorim de
Primer orientador: Silva, Patrícia Costa dos Santos da
Primer miembro de la banca: Oliveira, Elias José
Segundo miembro de la banca: Oliveira, Lívia Ferreira
Resumen: Objetivo: Avaliar a satisfação e a autoconfiança na aprendizagem dos estudantes de Enfermagem que fizeram parte de uma aula experimental sobre ensino do exame físico respiratório, baseada em simulação com debriefingcom vídeo. Método: Trata-se de um estudo analítico-descritivo e quantitativo, realizado com uma amostra de 33 estudantes de graduação em Enfermagem da Universidade Federal de Uberlândia que participaram da aula experiencial baseada em simulação e em utilização de um vídeo no debriefing. A coleta de dados foi feita por meio da aplicação da escala de satisfação e da autoconfiança (Student Satisfaction and Self-Confidence in Learning-SSSCL) nos estudantes após a participação na aula. Resultados: Houve predomínio do sexo feminino na amostra com 78,8% e de estudantes jovens com idade média de 20,91 anos. Em relação à escala de satisfação e de autoconfiança, mostraram-se médias de 4,36 e 4,15, respectivamente; todos os itens da escala obtiveram média acima de quatro, com exceção do item seis, com média 3,39, mesmo assim, um valor acima do moderado. Estudantes do sexo feminino tiveram menor satisfação (Bi= -0,451; p< 0,05), quando comparadas aos estudantes masculinos. Já a autoconfiança, não dependeu do perfil dos estudantes. Conclusão: Conclui-se que o uso de simulação com o uso de vídeo no debriefingpromove satisfação e autoconfiança na aprendizagem entre os estudantes de Enfermagem.
Abstract: Objective: To evaluate the satisfaction and self-confidence in the learning of nursing students who were part of an experimental class on teaching the respiratory physical examination, based on simulation with video debriefing.Method: This is an analytical-descriptive and quantitative study, conducted with a sample of 33 undergraduate nursing students from the Federal University of Uberlândia who participated in the experiential class based on simulation and using a video in the debriefing. Datacollection was performed by applying the Student Satisfaction and Self-Confidence in Learning (SSSCL) scale to students after participation in the class. Results: There was a predominance of females in the sample with 78.8% and young students with a mean age of 20.91 years. Regarding the satisfaction and self-confidence scale, averages of 4.36 and 4.15, respectively; all items of the scale obtained an average above four, except for item six, with an average of 3.39, even so, a value above the moderate. Female students had lower satisfaction (Bi= -0.451; p< 0.05), when compared to male students. Self-confidence, on the other hand, did not depend on the profile of the students. Conclusion: It is concluded that the use of simulation with the use of video in the debriefing promotes satisfaction and self-confidence in learning among nursing students.
Palabras clave: Ensino
Sistematização da assistência de enfermagem
Enfermagem
Simulação
Área (s) del CNPq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Cita: ALVES, Daniela Grotto. Simulação com debriefing com vídeo no ensino do exame físico respiratório: satisfação e a autoconfiança dos estudantes de enfermagem. 2023. 9 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2023.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/39372
Fecha de defensa: 23-jun-2021
Aparece en las colecciones:TCC - Enfermagem

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
SimulaçãoDebriefingVídeo.pdf366.17 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.