Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/39372
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorAlves, Daniela Grotto-
dc.creatorMendes-Rodrigues, Clesnan-
dc.creatorRamos, Mariana-
dc.creatorScalia, Luana Araújo Macedo-
dc.creatorHolanda, Caio César Gonçalves de-
dc.creatorHolanda, Ricardo Gonçalves de-
dc.creatorAraujo, Suely Amorim de-
dc.date.accessioned2023-11-09T20:23:16Z-
dc.date.available2023-11-09T20:23:16Z-
dc.date.issued2021-06-23-
dc.identifier.citationALVES, Daniela Grotto. Simulação com debriefing com vídeo no ensino do exame físico respiratório: satisfação e a autoconfiança dos estudantes de enfermagem. 2023. 9 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/39372-
dc.description.abstractObjective: To evaluate the satisfaction and self-confidence in the learning of nursing students who were part of an experimental class on teaching the respiratory physical examination, based on simulation with video debriefing.Method: This is an analytical-descriptive and quantitative study, conducted with a sample of 33 undergraduate nursing students from the Federal University of Uberlândia who participated in the experiential class based on simulation and using a video in the debriefing. Datacollection was performed by applying the Student Satisfaction and Self-Confidence in Learning (SSSCL) scale to students after participation in the class. Results: There was a predominance of females in the sample with 78.8% and young students with a mean age of 20.91 years. Regarding the satisfaction and self-confidence scale, averages of 4.36 and 4.15, respectively; all items of the scale obtained an average above four, except for item six, with an average of 3.39, even so, a value above the moderate. Female students had lower satisfaction (Bi= -0.451; p< 0.05), when compared to male students. Self-confidence, on the other hand, did not depend on the profile of the students. Conclusion: It is concluded that the use of simulation with the use of video in the debriefing promotes satisfaction and self-confidence in learning among nursing students.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEnsinopt_BR
dc.subjectSistematização da assistência de enfermagempt_BR
dc.subjectEnfermagempt_BR
dc.subjectSimulaçãopt_BR
dc.titleSimulação com debriefing com vídeo no ensino do exame físico respiratório: satisfação e a autoconfiança dos estudantes de enfermagempt_BR
dc.title.alternativeSimulation with debriefing with video in the teaching of the respiratory physical examination: satisfaction and self-confidence of nursing studentspt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Silva, Patrícia Costa dos Santos da-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3826973025011874pt_BR
dc.contributor.referee1Oliveira, Elias José-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4600154820027807pt_BR
dc.contributor.referee2Oliveira, Lívia Ferreira-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/4452605246663278pt_BR
dc.description.degreenameTrabalho de Conclusão de Curso (Graduação)pt_BR
dc.description.resumoObjetivo: Avaliar a satisfação e a autoconfiança na aprendizagem dos estudantes de Enfermagem que fizeram parte de uma aula experimental sobre ensino do exame físico respiratório, baseada em simulação com debriefingcom vídeo. Método: Trata-se de um estudo analítico-descritivo e quantitativo, realizado com uma amostra de 33 estudantes de graduação em Enfermagem da Universidade Federal de Uberlândia que participaram da aula experiencial baseada em simulação e em utilização de um vídeo no debriefing. A coleta de dados foi feita por meio da aplicação da escala de satisfação e da autoconfiança (Student Satisfaction and Self-Confidence in Learning-SSSCL) nos estudantes após a participação na aula. Resultados: Houve predomínio do sexo feminino na amostra com 78,8% e de estudantes jovens com idade média de 20,91 anos. Em relação à escala de satisfação e de autoconfiança, mostraram-se médias de 4,36 e 4,15, respectivamente; todos os itens da escala obtiveram média acima de quatro, com exceção do item seis, com média 3,39, mesmo assim, um valor acima do moderado. Estudantes do sexo feminino tiveram menor satisfação (Bi= -0,451; p< 0,05), quando comparadas aos estudantes masculinos. Já a autoconfiança, não dependeu do perfil dos estudantes. Conclusão: Conclui-se que o uso de simulação com o uso de vídeo no debriefingpromove satisfação e autoconfiança na aprendizagem entre os estudantes de Enfermagem.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.courseEnfermagempt_BR
dc.sizeorduration9pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS DA SAUDEpt_BR
Appears in Collections:TCC - Enfermagem

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
SimulaçãoDebriefingVídeo.pdf366.17 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.