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ORCID:  http://orcid.org/0000-0002-9676-9636
Tipo de documento: Tese
Tipo de acceso: Acesso Aberto
Título: Os fundamentos e os limites do projeto das escolas cívico-militares
Título (s) alternativo (s): The foundations and limits of the civic-military schools project
Autor: Vaz, Alexandro do Nascimento
Primer orientador: Danelon, Márcio
Primer miembro de la banca: Pinho, Romana Isabel Brazio Valente
Segundo miembro de la banca: Fernandes, Paulo Irineu Barreto
Tercer miembro de la banca: Guido, Humberto Aparecido de Oliveira
Cuarto miembro de la banca: SainT-Pierre, Héctor Luis
Resumen: A tese de doutoramento Os fundamentos e os limites do projeto das Escolas Cívico-Militares foi desenvolvida na linha de Pesquisa História e Historiografia da Educação e está vinculado ao projeto de pesquisa "Antropologia e educação: uma análise das articulações entre subjetividade e educação a partir da fenomenologia" desenvolvido pelo orientador, Prof. Dr. Márcio Danelon. A tese examina criticamente o Projeto Cívico-Militar como um modelo educativo. O problema central da pesquisa gira em torno da adequação desse projeto educacional, questionando se ele se configura como uma abordagem eficaz no contexto escolar. A hipótese subjacente à pesquisa se divide em duas possibilidades: Primeira, o Projeto Cívico-Militar é um modelo viável e adequado para a educação brasileira; segunda, o Projeto não se mostra uma abordagem adequada, não sendo sequer ligada à educação. A tese é de natureza analítica e descritiva, utilizando uma abordagem crítica. Para atingir seus objetivos, o autor conduziu uma análise minuciosa do Projeto Cívico-Militar, avaliando seus princípios, práticas e resultados no contexto das escolas. Para tanto, a tese apresenta no primeiro capítulo a construção do pensamento militar brasileiro e a implicação política e social dos militares. No segundo capítulo, apresenta o Projeto Cívico-Militar, sua história e fundamentos, centrando a análise nos elementos morais e punitivos presentes no Projeto. Em seguida, no terceiro capítulo, a tese retoma os fundamentos morais da educação moderna como contraponto ao modelo Cívico-Militar. Por fim, no quarto capítulo, é analisada a relação entre política e educação e as consequências do uso político da educação. A pesquisa aponta que o projeto das Escolas Cívico-Militares se apresenta como um modelo ideologizado, anti-democrático, hierarquizado e violento, que coloca a escola como vetor de transformação política e social.
Abstract: The doctoral thesis "The Foundations and Limits of the Civic-Military Schools Project" was developed in the History and Historiography of Education research line and is linked to the research project "Anthropology and Education: An Analysis of the Connections between Subjectivity and Education from a Phenomenological Perspective" conducted by the advisor, Prof. Dr. Márcio Danelon. The thesis critically examines the Civic-Military Project as an educational model. The central issue of the research revolves around the suitability of this educational project, questioning whether it constitutes an effective approach in the school context. The underlying hypothesis of the research is divided into two possibilities: First, the Civic-Military Project is a viable and suitable model for Brazilian education; second, the Project does not prove to be an appropriate approach, not even being connected to education. The thesis is analytical and descriptive in nature, employing a critical approach. To achieve its objectives, the author conducted a thorough analysis of the Civic-Military Project, evaluating its principles, practices, and outcomes in the context of schools. To do so, the thesis presents in the first chapter the development of Brazilian military thought and the political and social implications of the military. In the second chapter, it introduces the Civic-Military Project, its history, and its foundations, focusing the analysis on the moral and punitive elements present in the Project. Next, in the third chapter, the thesis revisits the moral foundations of modern education as a counterpoint to the Civic-Military model. Finally, in the fourth chapter, the relationship between politics and education is analyzed, along with the consequences of the political use of education. The research suggests that the Civic-Military Schools Project presents itself as an ideologically driven, undemocratic, hierarchical, and violent model that positions the school as a vector for political and social transformation.
Palabras clave: educação
education
projeto cívico-militar
civic-military project
militarização da educação
militarization of education
PECIM
Área (s) del CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Tema: Educação
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Programa: Programa de Pós-graduação em Educação
Cita:  VAZ, Alexandro do Nascimento. Os fundamentos e os limites do projeto das escolas cívico-militares. 2023. 222 f. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2023. DOI http://doi.org/10.14393/ufu.te.2023.7058
Identificador del documento: http://doi.org/10.14393/ufu.te.2023.7058
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/39359
Fecha de defensa: 24-ago-2023
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