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dc.creatorVaz, Alexandro do Nascimento-
dc.date.accessioned2023-11-06T20:03:36Z-
dc.date.available2023-11-06T20:03:36Z-
dc.date.issued2023-08-24-
dc.identifier.citation VAZ, Alexandro do Nascimento. Os fundamentos e os limites do projeto das escolas cívico-militares. 2023. 222 f. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2023. DOI http://doi.org/10.14393/ufu.te.2023.7058pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/39359-
dc.description.abstractThe doctoral thesis "The Foundations and Limits of the Civic-Military Schools Project" was developed in the History and Historiography of Education research line and is linked to the research project "Anthropology and Education: An Analysis of the Connections between Subjectivity and Education from a Phenomenological Perspective" conducted by the advisor, Prof. Dr. Márcio Danelon. The thesis critically examines the Civic-Military Project as an educational model. The central issue of the research revolves around the suitability of this educational project, questioning whether it constitutes an effective approach in the school context. The underlying hypothesis of the research is divided into two possibilities: First, the Civic-Military Project is a viable and suitable model for Brazilian education; second, the Project does not prove to be an appropriate approach, not even being connected to education. The thesis is analytical and descriptive in nature, employing a critical approach. To achieve its objectives, the author conducted a thorough analysis of the Civic-Military Project, evaluating its principles, practices, and outcomes in the context of schools. To do so, the thesis presents in the first chapter the development of Brazilian military thought and the political and social implications of the military. In the second chapter, it introduces the Civic-Military Project, its history, and its foundations, focusing the analysis on the moral and punitive elements present in the Project. Next, in the third chapter, the thesis revisits the moral foundations of modern education as a counterpoint to the Civic-Military model. Finally, in the fourth chapter, the relationship between politics and education is analyzed, along with the consequences of the political use of education. The research suggests that the Civic-Military Schools Project presents itself as an ideologically driven, undemocratic, hierarchical, and violent model that positions the school as a vector for political and social transformation.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/us/*
dc.subjecteducaçãopt_BR
dc.subjecteducationpt_BR
dc.subjectprojeto cívico-militarpt_BR
dc.subjectcivic-military projectpt_BR
dc.subjectmilitarização da educaçãopt_BR
dc.subjectmilitarization of educationpt_BR
dc.subjectPECIMpt_BR
dc.titleOs fundamentos e os limites do projeto das escolas cívico-militarespt_BR
dc.title.alternativeThe foundations and limits of the civic-military schools projectpt_BR
dc.typeTesept_BR
dc.contributor.advisor1Danelon, Márcio-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6301932501639244pt_BR
dc.contributor.referee1Pinho, Romana Isabel Brazio Valente-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4267259509565065pt_BR
dc.contributor.referee2Fernandes, Paulo Irineu Barreto-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/6961435056874338pt_BR
dc.contributor.referee3Guido, Humberto Aparecido de Oliveira-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/5469230303400786pt_BR
dc.contributor.referee4SainT-Pierre, Héctor Luis-
dc.contributor.referee4Latteshttp://lattes.cnpq.br/5035304315421620pt_BR
dc.creator.Latteshttps://lattes.cnpq.br/8076654582528187pt_BR
dc.description.degreenameTese (Doutorado)pt_BR
dc.description.resumoA tese de doutoramento Os fundamentos e os limites do projeto das Escolas Cívico-Militares foi desenvolvida na linha de Pesquisa História e Historiografia da Educação e está vinculado ao projeto de pesquisa "Antropologia e educação: uma análise das articulações entre subjetividade e educação a partir da fenomenologia" desenvolvido pelo orientador, Prof. Dr. Márcio Danelon. A tese examina criticamente o Projeto Cívico-Militar como um modelo educativo. O problema central da pesquisa gira em torno da adequação desse projeto educacional, questionando se ele se configura como uma abordagem eficaz no contexto escolar. A hipótese subjacente à pesquisa se divide em duas possibilidades: Primeira, o Projeto Cívico-Militar é um modelo viável e adequado para a educação brasileira; segunda, o Projeto não se mostra uma abordagem adequada, não sendo sequer ligada à educação. A tese é de natureza analítica e descritiva, utilizando uma abordagem crítica. Para atingir seus objetivos, o autor conduziu uma análise minuciosa do Projeto Cívico-Militar, avaliando seus princípios, práticas e resultados no contexto das escolas. Para tanto, a tese apresenta no primeiro capítulo a construção do pensamento militar brasileiro e a implicação política e social dos militares. No segundo capítulo, apresenta o Projeto Cívico-Militar, sua história e fundamentos, centrando a análise nos elementos morais e punitivos presentes no Projeto. Em seguida, no terceiro capítulo, a tese retoma os fundamentos morais da educação moderna como contraponto ao modelo Cívico-Militar. Por fim, no quarto capítulo, é analisada a relação entre política e educação e as consequências do uso político da educação. A pesquisa aponta que o projeto das Escolas Cívico-Militares se apresenta como um modelo ideologizado, anti-democrático, hierarquizado e violento, que coloca a escola como vetor de transformação política e social.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Educaçãopt_BR
dc.sizeorduration222pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.identifier.doihttp://doi.org/10.14393/ufu.te.2023.7058pt_BR
dc.orcid.putcode146104435-
dc.crossref.doibatchid22c2c65d-02b4-4579-9e8b-fb2a6c04a69e-
dc.subject.autorizadoEducaçãopt_BR
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