Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/39304
ORCID:  http://orcid.org/0009-0003-4976-4319
Tipo de documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Tipo de acceso: Acesso Aberto
Título: O ensino de canto nos conservatórios: um olhar sobre a formação e a atuação de três professores que lecionam na região do Triângulo Mineiro
Título (s) alternativo (s): Teaching singing in conservatories: a look at the training and performance of three teachers who teach in the Triângulo Mineiro region
Autor: Cunha, Vanuza Beatriz da
Primer orientador: Lopes, Vivianne Aparecida
Primer miembro de la banca: Gonçalves, Lilia Neves
Segundo miembro de la banca: Morato, Cintia Thais
Resumen: Este estudo teve como foco compreender como a formação de três professores de canto que lecionam em conservatórios do Triângulo Mineiro se reflete na atuação desses docentes nas aulas de canto. Considerando o objetivo proposto, entendeu-se que a abordagem qualitativa seria a mais adequada para o desenvolvimento da pesquisa. Para a coleta de dados recorreu-se à entrevista semiestruturada, realizada com os três professores que aceitaram voluntariamente participar da pesquisa. A proposta consistiu, portanto, em traçar uma reflexão acerca do ensino de canto nos conservatórios, entendendo assim os reflexos da formação desses professores em sua atuação. Os resultados obtidos apontam que a formação dos professores entrevistados se reflete em suas atuações. Dos três professores entrevistados, dois dos professores acreditam em uma formação contínua para atender os objetivos dos diferentes alunos, ou seja, sem essas formações complementares não conseguiriam realizar um trabalho vocal ajustado aos diferentes perfis e necessidades dos alunos.
Abstract: This study focused on comprehending how the education of three singing teachers, who work in conservatories in Triângulo Mineiro region, reflects on their singing lessons performance. Considering this objective, a qualitative approach was considered the best suited for the research development. A semi-structured interview was used for data collection, with the three teachers that volunteered to participate in the research. It consisted of making a reflection regarding the singing teaching in conservatories, understanding the influence of these interviewed teachers' education in their teaching practice. The results showed that the teachers' education in fact influences their practice. Two of the three interviewees believe in a continuing education to meet the student’s objectives, in other words, without this complementary training they would not be able to give singing lessons adjusted to student’s different profiles and needs.
Palabras clave: Ensino Canto
Singing lessons
Conservatórios
Conservatories
Formação
Education
Atuação
Teaching practice
Professores de canto
Singing teachers
Área (s) del CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Cita: CUNHA, Vanuza Beatriz da. O ensino de canto nos Conservatórios: um olhar sobre a formação e a atuação de três professores que lecionam na região do Triângulo Mineiro. 2022. 38 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Música) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2023.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/39304
Fecha de defensa: 31-mar-2022
Aparece en las colecciones:TCC - Música

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
EnsinoCantoConservatórios.pdfTrabalho de Conclusão de Curso684.88 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons