Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/39304
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorCunha, Vanuza Beatriz da-
dc.date.accessioned2023-10-20T20:06:38Z-
dc.date.available2023-10-20T20:06:38Z-
dc.date.issued2022-03-31-
dc.identifier.citationCUNHA, Vanuza Beatriz da. O ensino de canto nos Conservatórios: um olhar sobre a formação e a atuação de três professores que lecionam na região do Triângulo Mineiro. 2022. 38 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Música) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/39304-
dc.description.abstractThis study focused on comprehending how the education of three singing teachers, who work in conservatories in Triângulo Mineiro region, reflects on their singing lessons performance. Considering this objective, a qualitative approach was considered the best suited for the research development. A semi-structured interview was used for data collection, with the three teachers that volunteered to participate in the research. It consisted of making a reflection regarding the singing teaching in conservatories, understanding the influence of these interviewed teachers' education in their teaching practice. The results showed that the teachers' education in fact influences their practice. Two of the three interviewees believe in a continuing education to meet the student’s objectives, in other words, without this complementary training they would not be able to give singing lessons adjusted to student’s different profiles and needs.pt_BR
dc.description.sponsorshipCAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/us/*
dc.subjectEnsino Cantopt_BR
dc.subjectSinging lessonspt_BR
dc.subjectConservatóriospt_BR
dc.subjectConservatoriespt_BR
dc.subjectFormaçãopt_BR
dc.subjectEducationpt_BR
dc.subjectAtuaçãopt_BR
dc.subjectTeaching practicept_BR
dc.subjectProfessores de cantopt_BR
dc.subjectSinging teacherspt_BR
dc.titleO ensino de canto nos conservatórios: um olhar sobre a formação e a atuação de três professores que lecionam na região do Triângulo Mineiropt_BR
dc.title.alternativeTeaching singing in conservatories: a look at the training and performance of three teachers who teach in the Triângulo Mineiro regionpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Lopes, Vivianne Aparecida-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7609739265818115pt_BR
dc.contributor.referee1Gonçalves, Lilia Neves-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2899680917014460pt_BR
dc.contributor.referee2Morato, Cintia Thais-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/1504915383320639pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2109880408411738pt_BR
dc.description.degreenameTrabalho de Conclusão de Curso (Graduação)pt_BR
dc.description.resumoEste estudo teve como foco compreender como a formação de três professores de canto que lecionam em conservatórios do Triângulo Mineiro se reflete na atuação desses docentes nas aulas de canto. Considerando o objetivo proposto, entendeu-se que a abordagem qualitativa seria a mais adequada para o desenvolvimento da pesquisa. Para a coleta de dados recorreu-se à entrevista semiestruturada, realizada com os três professores que aceitaram voluntariamente participar da pesquisa. A proposta consistiu, portanto, em traçar uma reflexão acerca do ensino de canto nos conservatórios, entendendo assim os reflexos da formação desses professores em sua atuação. Os resultados obtidos apontam que a formação dos professores entrevistados se reflete em suas atuações. Dos três professores entrevistados, dois dos professores acreditam em uma formação contínua para atender os objetivos dos diferentes alunos, ou seja, sem essas formações complementares não conseguiriam realizar um trabalho vocal ajustado aos diferentes perfis e necessidades dos alunos.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.courseMúsicapt_BR
dc.sizeorduration38pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTESpt_BR
dc.orcid.putcode144978635-
Appears in Collections:TCC - Música

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
EnsinoCantoConservatórios.pdfTrabalho de Conclusão de Curso684.88 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons