Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/39290
Tipo do documento: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
Título: | Como a criança aprende?: as perspectivas de docentes que atuam nos anos iniciais do ensino fundamental |
Autor(es): | Martins, Rafael Gomes de Jesus |
Primeiro orientador: | Sobreira, Vickele |
Primeiro coorientador: | Bertoni, Sonia |
Primeiro membro da banca: | Moreira, Wagner Wey |
Segundo membro da banca: | Bertoni, Sonia |
Terceiro membro da banca: | Sobreira, Vickele |
Resumo: | Enquanto tema de investigação sabemos que a educação tem sido muito discutida e pesquisada na contemporaneidade, mas apesar das mudanças que ocorreram historicamente é possível perceber que há pouca preocupação com o aprendizado. Por meio de uma pesquisa qualitativa com enfoque fenomenológico, pretendemos compreender como os/as docentes que atuam nos anos iniciais do Ensino Fundamental concebem a aprendizagem. 11 participantes responderam à pergunta: “Como a criança aprende?”. As percepções dos pesquisadores realizadas durante as participações foram anotadas em um diário de campo. Os resultados foram interpretados a partir da Técnica de Criação de Unidades Significados (U.S). Foram elencadas as seguintes U.S e seus percentuais de ocorrência: “A pergunta gera reflexões sobre criança e educação” (54%); “Experimentando” (63%); “O aprendizado é multifacetado” (27%); “Construindo seu aprendizado” (45%); “Estímulos e mediações” (45%); “Motivação e necessidade” (54%); “Questão difícil” (54%); “Pausas Reflexivas” (54%); “Suspiros e/ou sorrisos” (36%); “Utilizou rascunho” (27%); “Respondeu com eficiência” (45%); “Respondeu com agilidade” (36%); “Gerar contribuições” (54%). Chegamos à conclusão de que a criança aprende vivendo e seu corpo, enquanto sua forma de estar presente no mundo, deve estar no centro das nossas preocupações direcionando os processos de ensino e aprendizagem. |
Palavras-chave: | Corporeidade Corpo Educação Escola Criança |
Área(s) do CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editora: | Universidade Federal de Uberlândia |
Referência: | MARTINS, Rafael Gomes de Jesus. Como a criança aprende?: as perspectivas de docentes que atuam nos anos iniciais do ensino fundamental. 2023. 21 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2023. |
URI: | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/39290 |
Data de defesa: | 28-Jan-2023 |
Aparece nas coleções: | TCC - Educação Física |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
ComoCriançaAprende.pdf | 276.75 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons