Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/39290
Tipo do documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Título: Como a criança aprende?: as perspectivas de docentes que atuam nos anos iniciais do ensino fundamental
Autor(es): Martins, Rafael Gomes de Jesus
Primeiro orientador: Sobreira, Vickele
Primeiro coorientador: Bertoni, Sonia
Primeiro membro da banca: Moreira, Wagner Wey
Segundo membro da banca: Bertoni, Sonia
Terceiro membro da banca: Sobreira, Vickele
Resumo: Enquanto tema de investigação sabemos que a educação tem sido muito discutida e pesquisada na contemporaneidade, mas apesar das mudanças que ocorreram historicamente é possível perceber que há pouca preocupação com o aprendizado. Por meio de uma pesquisa qualitativa com enfoque fenomenológico, pretendemos compreender como os/as docentes que atuam nos anos iniciais do Ensino Fundamental concebem a aprendizagem. 11 participantes responderam à pergunta: “Como a criança aprende?”. As percepções dos pesquisadores realizadas durante as participações foram anotadas em um diário de campo. Os resultados foram interpretados a partir da Técnica de Criação de Unidades Significados (U.S). Foram elencadas as seguintes U.S e seus percentuais de ocorrência: “A pergunta gera reflexões sobre criança e educação” (54%); “Experimentando” (63%); “O aprendizado é multifacetado” (27%); “Construindo seu aprendizado” (45%); “Estímulos e mediações” (45%); “Motivação e necessidade” (54%); “Questão difícil” (54%); “Pausas Reflexivas” (54%); “Suspiros e/ou sorrisos” (36%); “Utilizou rascunho” (27%); “Respondeu com eficiência” (45%); “Respondeu com agilidade” (36%); “Gerar contribuições” (54%). Chegamos à conclusão de que a criança aprende vivendo e seu corpo, enquanto sua forma de estar presente no mundo, deve estar no centro das nossas preocupações direcionando os processos de ensino e aprendizagem.
Palavras-chave: Corporeidade
Corpo
Educação
Escola
Criança
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Referência: MARTINS, Rafael Gomes de Jesus. Como a criança aprende?: as perspectivas de docentes que atuam nos anos iniciais do ensino fundamental. 2023. 21 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2023.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/39290
Data de defesa: 28-Jan-2023
Aparece nas coleções:TCC - Educação Física

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ComoCriançaAprende.pdf276.75 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons