Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/39290
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.creator | Martins, Rafael Gomes de Jesus | - |
dc.date.accessioned | 2023-10-17T18:28:21Z | - |
dc.date.available | 2023-10-17T18:28:21Z | - |
dc.date.issued | 2023-01-28 | - |
dc.identifier.citation | MARTINS, Rafael Gomes de Jesus. Como a criança aprende?: as perspectivas de docentes que atuam nos anos iniciais do ensino fundamental. 2023. 21 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2023. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/39290 | - |
dc.description.sponsorship | CNPq - Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Uberlândia | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/us/ | * |
dc.subject | Corporeidade | pt_BR |
dc.subject | Corpo | pt_BR |
dc.subject | Educação | pt_BR |
dc.subject | Escola | pt_BR |
dc.subject | Criança | pt_BR |
dc.title | Como a criança aprende?: as perspectivas de docentes que atuam nos anos iniciais do ensino fundamental | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.contributor.advisor-co1 | Bertoni, Sonia | - |
dc.contributor.advisor-co1Lattes | http://lattes.cnpq.br/5227136685437982 | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Sobreira, Vickele | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/2140439030898331 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Moreira, Wagner Wey | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/5798244047692726 | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Bertoni, Sonia | - |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/5227136685437982 | pt_BR |
dc.contributor.referee3 | Sobreira, Vickele | - |
dc.contributor.referee3Lattes | http://lattes.cnpq.br/2140439030898331 | pt_BR |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/4419173271920574 | pt_BR |
dc.description.degreename | Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) | pt_BR |
dc.description.resumo | Enquanto tema de investigação sabemos que a educação tem sido muito discutida e pesquisada na contemporaneidade, mas apesar das mudanças que ocorreram historicamente é possível perceber que há pouca preocupação com o aprendizado. Por meio de uma pesquisa qualitativa com enfoque fenomenológico, pretendemos compreender como os/as docentes que atuam nos anos iniciais do Ensino Fundamental concebem a aprendizagem. 11 participantes responderam à pergunta: “Como a criança aprende?”. As percepções dos pesquisadores realizadas durante as participações foram anotadas em um diário de campo. Os resultados foram interpretados a partir da Técnica de Criação de Unidades Significados (U.S). Foram elencadas as seguintes U.S e seus percentuais de ocorrência: “A pergunta gera reflexões sobre criança e educação” (54%); “Experimentando” (63%); “O aprendizado é multifacetado” (27%); “Construindo seu aprendizado” (45%); “Estímulos e mediações” (45%); “Motivação e necessidade” (54%); “Questão difícil” (54%); “Pausas Reflexivas” (54%); “Suspiros e/ou sorrisos” (36%); “Utilizou rascunho” (27%); “Respondeu com eficiência” (45%); “Respondeu com agilidade” (36%); “Gerar contribuições” (54%). Chegamos à conclusão de que a criança aprende vivendo e seu corpo, enquanto sua forma de estar presente no mundo, deve estar no centro das nossas preocupações direcionando os processos de ensino e aprendizagem. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.course | Educação Física | pt_BR |
dc.sizeorduration | 20 | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | pt_BR |
Appears in Collections: | TCC - Educação Física |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
ComoCriançaAprende.pdf | 276.75 kB | Adobe PDF | View/Open |
This item is licensed under a Creative Commons License