Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/39290
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorMartins, Rafael Gomes de Jesus-
dc.date.accessioned2023-10-17T18:28:21Z-
dc.date.available2023-10-17T18:28:21Z-
dc.date.issued2023-01-28-
dc.identifier.citationMARTINS, Rafael Gomes de Jesus. Como a criança aprende?: as perspectivas de docentes que atuam nos anos iniciais do ensino fundamental. 2023. 21 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/39290-
dc.description.sponsorshipCNPq - Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológicopt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/us/*
dc.subjectCorporeidadept_BR
dc.subjectCorpopt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectEscolapt_BR
dc.subjectCriançapt_BR
dc.titleComo a criança aprende?: as perspectivas de docentes que atuam nos anos iniciais do ensino fundamentalpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor-co1Bertoni, Sonia-
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5227136685437982pt_BR
dc.contributor.advisor1Sobreira, Vickele-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2140439030898331pt_BR
dc.contributor.referee1Moreira, Wagner Wey-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5798244047692726pt_BR
dc.contributor.referee2Bertoni, Sonia-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/5227136685437982pt_BR
dc.contributor.referee3Sobreira, Vickele-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/2140439030898331pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4419173271920574pt_BR
dc.description.degreenameTrabalho de Conclusão de Curso (Graduação)pt_BR
dc.description.resumoEnquanto tema de investigação sabemos que a educação tem sido muito discutida e pesquisada na contemporaneidade, mas apesar das mudanças que ocorreram historicamente é possível perceber que há pouca preocupação com o aprendizado. Por meio de uma pesquisa qualitativa com enfoque fenomenológico, pretendemos compreender como os/as docentes que atuam nos anos iniciais do Ensino Fundamental concebem a aprendizagem. 11 participantes responderam à pergunta: “Como a criança aprende?”. As percepções dos pesquisadores realizadas durante as participações foram anotadas em um diário de campo. Os resultados foram interpretados a partir da Técnica de Criação de Unidades Significados (U.S). Foram elencadas as seguintes U.S e seus percentuais de ocorrência: “A pergunta gera reflexões sobre criança e educação” (54%); “Experimentando” (63%); “O aprendizado é multifacetado” (27%); “Construindo seu aprendizado” (45%); “Estímulos e mediações” (45%); “Motivação e necessidade” (54%); “Questão difícil” (54%); “Pausas Reflexivas” (54%); “Suspiros e/ou sorrisos” (36%); “Utilizou rascunho” (27%); “Respondeu com eficiência” (45%); “Respondeu com agilidade” (36%); “Gerar contribuições” (54%). Chegamos à conclusão de que a criança aprende vivendo e seu corpo, enquanto sua forma de estar presente no mundo, deve estar no centro das nossas preocupações direcionando os processos de ensino e aprendizagem.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.courseEducação Físicapt_BR
dc.sizeorduration20pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
Appears in Collections:TCC - Educação Física

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ComoCriançaAprende.pdf276.75 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons