Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/39290
Tipo de documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Tipo de acceso: Acesso Aberto
Título: Como a criança aprende?: as perspectivas de docentes que atuam nos anos iniciais do ensino fundamental
Autor: Martins, Rafael Gomes de Jesus
Primer orientador: Sobreira, Vickele
Primer coorientador: Bertoni, Sonia
Primer miembro de la banca: Moreira, Wagner Wey
Segundo miembro de la banca: Bertoni, Sonia
Tercer miembro de la banca: Sobreira, Vickele
Resumen: Enquanto tema de investigação sabemos que a educação tem sido muito discutida e pesquisada na contemporaneidade, mas apesar das mudanças que ocorreram historicamente é possível perceber que há pouca preocupação com o aprendizado. Por meio de uma pesquisa qualitativa com enfoque fenomenológico, pretendemos compreender como os/as docentes que atuam nos anos iniciais do Ensino Fundamental concebem a aprendizagem. 11 participantes responderam à pergunta: “Como a criança aprende?”. As percepções dos pesquisadores realizadas durante as participações foram anotadas em um diário de campo. Os resultados foram interpretados a partir da Técnica de Criação de Unidades Significados (U.S). Foram elencadas as seguintes U.S e seus percentuais de ocorrência: “A pergunta gera reflexões sobre criança e educação” (54%); “Experimentando” (63%); “O aprendizado é multifacetado” (27%); “Construindo seu aprendizado” (45%); “Estímulos e mediações” (45%); “Motivação e necessidade” (54%); “Questão difícil” (54%); “Pausas Reflexivas” (54%); “Suspiros e/ou sorrisos” (36%); “Utilizou rascunho” (27%); “Respondeu com eficiência” (45%); “Respondeu com agilidade” (36%); “Gerar contribuições” (54%). Chegamos à conclusão de que a criança aprende vivendo e seu corpo, enquanto sua forma de estar presente no mundo, deve estar no centro das nossas preocupações direcionando os processos de ensino e aprendizagem.
Palabras clave: Corporeidade
Corpo
Educação
Escola
Criança
Área (s) del CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Cita: MARTINS, Rafael Gomes de Jesus. Como a criança aprende?: as perspectivas de docentes que atuam nos anos iniciais do ensino fundamental. 2023. 21 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2023.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/39290
Fecha de defensa: 28-ene-2023
Aparece en las colecciones:TCC - Educação Física

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
ComoCriançaAprende.pdf276.75 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons