Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/39262
ORCID: | http://orcid.org/0009-0009-1441-8735 |
Tipo de documento: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Tipo de acceso: | Acesso Embargado |
Fecha de embargo: | 2025-09-28 |
Título: | Musicoterapia e psicologia: uma revisão sistemática de literatura a partir de um enfoque fenomenológico |
Título (s) alternativo (s): | Music therapy and psychology: a systematic literature review from a phenomenological approach |
Autor: | Andrade, Ester Alt Magalhães de |
Primer orientador: | Goto, Tommy Akira |
Primer miembro de la banca: | Wazlawick, Patrícia |
Segundo miembro de la banca: | Carrara, Claudio Correa |
Tercer miembro de la banca: | Silva, Bruno Fleck da |
Resumen: | O presente estudo se propôs a realizar uma revisão sistemática da literatura com o objetivo de investigar a aplicação da Musicoterapia em intervenções na área da Psicologia, adotando uma abordagem fenomenológica. O escopo do estudo consistiu em identificar pesquisas, do ano de 2008 a 2023, presentes em bancos de dados específicos que abordassem o tema da Musicoterapia e Psicologia, desde que tenham adotado uma base conceitual sólida e/ou um rigor metodológico da Fenomenologia. Os resultados obtidos apontaram para algumas conclusões importantes. Em primeiro lugar, notou-se uma carência de estudos que abordem de forma integrada a música, a psicologia e uma fundamentação na abordagem fenomenológica. Em segundo lugar, os poucos trabalhos encontrados apresentaram uma análise superficial e uma compreensão demasiadamente resumida em relação à Fenomenologia e ao método fenomenológico. Tal limitação contribui para uma compreensão insuficiente da fundamentação fenomenológica da música expostas nesses estudos encontrados. Por fim, realizou-se uma breve reflexão sobre os elementos que poderiam fundamentar a relação entre a Musicoterapia e a Psicologia, especificamente através de uma "fenomenologia da música", conforme proposta pelo maestro romeno Sergiu Celibidache. |
Abstract: | The present study aims to conduct a systematic literature review regarding the application of Music Therapy in interventions within the field of Psychology, adopting a phenomenological approach. The scope of this study was to identify research articles in specific databases that address the topic of Music Therapy and Psychology, provided they have a solid conceptual basis and/or adhere to the phenomenological methodological rigor. The results obtained point to some important conclusions. Firstly, there appears to be a shortage of studies that comprehensively address music, psychology, and a solid grounding in the phenomenological approach. Secondly, the few studies found exhibited a superficial analysis and a simplistic understanding of Phenomenology and the phenomenological method. Such limitations contribute to an insufficient grasp of the true essence of musicality. Subsequently, a brief reflection was made on the elements that could underpin the relationship between Music Therapy and Psychology, specifically through a "phenomenology of music," as proposed by the Romanian conductor Sergiu Celibidache. |
Palabras clave: | Música Music Psicologia Psychology Musicoterapia Music therapy Fenomenologia Phenomenology |
Área (s) del CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editora: | Universidade Federal de Uberlândia |
Cita: | ANDRADE, Ester Alt Magalhães de. Musicoterapia e psicologia: uma revisão sistemática de literatura a partir de um enfoque fenomenológico. 2023. 31 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2023. |
URI: | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/39262 |
Fecha de defensa: | 28-sep-2023 |
Aparece en las colecciones: | TCC - Psicologia |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
MusicoterapiaPsicologiaRevisao.pdf Hasta 2025-09-28 | TCC | 698.29 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir Request a copy |
Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons