Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/39260
ORCID: | http://orcid.org/0009-0007-4998-2067 |
Tipo de documento: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Tipo de acceso: | Acesso Aberto |
Título: | Aplicação de redes neurais artificiais na predição da acidentalidade viária na rodovia BR-365 |
Autor: | Cruz, Willian dos Santos |
Primer orientador: | Seabra, Luciany Oliveira |
Primer coorientador: | Sales, Vinícius Ferreira |
Primer miembro de la banca: | Sales, Vinícius Ferreira |
Segundo miembro de la banca: | Machado, Wagner Carrupt |
Resumen: | A segurança viária brasileira possui atualmente diversos problemas, sendo a acidentalidade viária responsável por ser uma das principais causas de mortes no Brasil. Em Minas Gerais, a BR-365, importante via do triângulo mineiro, constitui numa das rodovias federais que mais desponta no ranking de vítimas fatais neste estado. Para a atenuação deste cenário, técnicas de aprendizado de máquina como as Redes Neurais Artificiais (RNA’s) que se destacam no ramo da predição, tem sido utilizadas para modelar abordagens que busquem mitigar o nível de ocorrências viárias. Nesse sentido, o objetivo desse estudo consistiu em desenvolver um modelo de rede neural artificial para predição da frequência de acidentes da BR-365, com trecho do município de Patos de Minas ao município de Ituiutaba, no estado de Minas Gerais. Para construção da metodologia do trabalho e visando selecionar a melhor arquitetura de RNA, a metodologia consistiu em analisar a área de estudo a partir de três métodos diferentes: por margens de erros, variando o tamanho dessas margens de 5 a 30 km, em seguida, por trechos fixados segmentando a área de estudo em diferentes tamanhos de extensões variando de 5 a 30 km, e, por trechos situados entre seis municípios escolhidos contidos dentro da área estudada. A partir dos resultados obtidos, é possível compreender que a assertividade das RNA’s é diretamente proporcional ao aumento do trecho analisado, sendo o último método aplicado uma forma de análise mais aprimorada, demonstrando que o trecho com os segmentos mais críticos estão localizados entre os municípios de Uberlândia e Monte Alegre de Minas. |
Palabras clave: | Redes neurais artificiais MLP Modelos de predição Acidentalidade viária Rodovias federais |
Área (s) del CNPq: | CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA CIVIL::INFRA-ESTRUTURA DE TRANSPORTES::RODOVIAS PROJETO E CONSTRUCAO CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA DE TRANSPORTES::OPERACOES DE TRANSPORTES::ENGENHARIA DE TRAFEGO CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAO::METODOLOGIA E TECNICAS DA COMPUTACAO::SISTEMAS DE INFORMACAO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editora: | Universidade Federal de Uberlândia |
Cita: | CRUZ, Willian dos Santos. Aplicação de redes neurais artificiais na predição da acidentalidade viária na rodovia BR-365. 2023. 93 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Agrimensura e Cartográfica) - Universidade Federal de Uberlândia, Monte Carmelo, 2023. |
URI: | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/39260 |
Fecha de defensa: | 21-sep-2023 |
Aparece en las colecciones: | TCC - Engenharia de Agrimensura e Cartográfica (Monte Carmelo) |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
AplicaçãoRedesNeurais.pdf | Trabalho de Conclusão de Curso | 3.47 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons