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https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/39260
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
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dc.creator | Cruz, Willian dos Santos | - |
dc.date.accessioned | 2023-10-04T18:53:53Z | - |
dc.date.available | 2023-10-04T18:53:53Z | - |
dc.date.issued | 2023-09-21 | - |
dc.identifier.citation | CRUZ, Willian dos Santos. Aplicação de redes neurais artificiais na predição da acidentalidade viária na rodovia BR-365. 2023. 93 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Agrimensura e Cartográfica) - Universidade Federal de Uberlândia, Monte Carmelo, 2023. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/39260 | - |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Uberlândia | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/us/ | * |
dc.subject | Redes neurais artificiais | pt_BR |
dc.subject | MLP | pt_BR |
dc.subject | Modelos de predição | pt_BR |
dc.subject | Acidentalidade viária | pt_BR |
dc.subject | Rodovias federais | pt_BR |
dc.title | Aplicação de redes neurais artificiais na predição da acidentalidade viária na rodovia BR-365 | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.contributor.advisor-co1 | Sales, Vinícius Ferreira | - |
dc.contributor.advisor1 | Seabra, Luciany Oliveira | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/1270315505605105 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Sales, Vinícius Ferreira | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/8982402548073538 | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Machado, Wagner Carrupt | - |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/2700872881834497 | pt_BR |
dc.description.degreename | Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) | pt_BR |
dc.description.resumo | A segurança viária brasileira possui atualmente diversos problemas, sendo a acidentalidade viária responsável por ser uma das principais causas de mortes no Brasil. Em Minas Gerais, a BR-365, importante via do triângulo mineiro, constitui numa das rodovias federais que mais desponta no ranking de vítimas fatais neste estado. Para a atenuação deste cenário, técnicas de aprendizado de máquina como as Redes Neurais Artificiais (RNA’s) que se destacam no ramo da predição, tem sido utilizadas para modelar abordagens que busquem mitigar o nível de ocorrências viárias. Nesse sentido, o objetivo desse estudo consistiu em desenvolver um modelo de rede neural artificial para predição da frequência de acidentes da BR-365, com trecho do município de Patos de Minas ao município de Ituiutaba, no estado de Minas Gerais. Para construção da metodologia do trabalho e visando selecionar a melhor arquitetura de RNA, a metodologia consistiu em analisar a área de estudo a partir de três métodos diferentes: por margens de erros, variando o tamanho dessas margens de 5 a 30 km, em seguida, por trechos fixados segmentando a área de estudo em diferentes tamanhos de extensões variando de 5 a 30 km, e, por trechos situados entre seis municípios escolhidos contidos dentro da área estudada. A partir dos resultados obtidos, é possível compreender que a assertividade das RNA’s é diretamente proporcional ao aumento do trecho analisado, sendo o último método aplicado uma forma de análise mais aprimorada, demonstrando que o trecho com os segmentos mais críticos estão localizados entre os municípios de Uberlândia e Monte Alegre de Minas. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.course | Engenharia de Agrimensura e Cartográfica | pt_BR |
dc.sizeorduration | 93 | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA CIVIL::INFRA-ESTRUTURA DE TRANSPORTES::RODOVIAS PROJETO E CONSTRUCAO | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA DE TRANSPORTES::OPERACOES DE TRANSPORTES::ENGENHARIA DE TRAFEGO | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAO::METODOLOGIA E TECNICAS DA COMPUTACAO::SISTEMAS DE INFORMACAO | pt_BR |
dc.orcid.putcode | 143675051 | - |
Appears in Collections: | TCC - Engenharia de Agrimensura e Cartográfica (Monte Carmelo) |
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