Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/39134
ORCID:  http://orcid.org/0000-0002-4206-4892
Tipo do documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Título: Dicotomia entre o “bom” e “mau” aluno: perspectiva dos estudantes de educação física - grau licenciatura da Universidade Federal de Uberlândia
Título(s) alternativo(s): Dichotomy between the “good” and “bad” student: perspective of physical education students - undergraduate degree at the Federal University of Uberlândia
Autor(es): Rezende, Karen Cristina
Primeiro orientador: Ribeiro, Gabriela Machado
Primeiro membro da banca: Nicolino, Aline da Silva
Segundo membro da banca: Antunes, Marina Ferreira de Souza
Resumo: O presente estudo tem como objetivo identificar se existe a dicotomia entre o “bom” e “mau” aluno na Educação Básica na perspectiva dos estudantes de Educação Física- Grau Licenciatura da UFU. Para isso, foi realizada uma pesquisa explicativa a partir da aplicação de um questionário entre os dias 29/11/2022 e 25/01/23 a estudantes do curso de Educação Física- Grau Licenciatura. Participaram do estudo 80 estudantes de todos os semestres em andamento. A partir dos resultados foi possível identificar características e expectativas atribuídas ao dito “bom” aluno e “mau” aluno. Em suma, mesmo afirmando não concordar com essa dicotomia os estudantes têm uma perspectiva sobre essa, a qual está ligada ao imaginário social, que se manifesta por meio destes estereótipos, que podem gerar preconceitos por parte do professor sobre o aluno e/ou por parte de um grupo de alunos em relação a outro.
Abstract: The present study aims to identify whether there is a dichotomy between the "good" and "bad" student in Basic Education from the perspective of Physical Education students - Bachelor's Degree at UFU. For this, an explanatory research was carried out from the application of a questionnaire between 11/29/2022 and 01/25/23 to students of the Physical Education course - Degree Degree. 80 students from all semesters in progress participated in the study. From the results it was possible to identify characteristics and expectations attributed to the so-called “good” student and “bad” student. In short, even saying they do not agree with this dichotomy, students have a perspective on this, which is linked to the social imaginary, which manifests itself through these stereotypes, which can generate prejudice on the part of the teacher about the student and/or by part of one group of students in relation to another
Palavras-chave: Estereótipo
Stereotype
Formação de professores
Teacher training
Preconceitos
Prejudice
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::EDUCACAO FISICA
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Referência: REZENDE, Karen Cristina. Dicotomia entre o “bom” e “mau” aluno: perspectiva dos estudantes de educação física - grau licenciatura da Universidade Federal de Uberlândia. 2023. 45 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2023.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/39134
Data de defesa: 29-Ago-2023
Aparece nas coleções:TCC - Educação Física

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DicotomiaEntreoBomeMau.pdfTCC1.21 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.