Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/39134
ORCID: | http://orcid.org/0000-0002-4206-4892 |
Tipo de documento: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Tipo de acceso: | Acesso Aberto |
Título: | Dicotomia entre o “bom” e “mau” aluno: perspectiva dos estudantes de educação física - grau licenciatura da Universidade Federal de Uberlândia |
Título (s) alternativo (s): | Dichotomy between the “good” and “bad” student: perspective of physical education students - undergraduate degree at the Federal University of Uberlândia |
Autor: | Rezende, Karen Cristina |
Primer orientador: | Ribeiro, Gabriela Machado |
Primer miembro de la banca: | Nicolino, Aline da Silva |
Segundo miembro de la banca: | Antunes, Marina Ferreira de Souza |
Resumen: | O presente estudo tem como objetivo identificar se existe a dicotomia entre o “bom” e “mau” aluno na Educação Básica na perspectiva dos estudantes de Educação Física- Grau Licenciatura da UFU. Para isso, foi realizada uma pesquisa explicativa a partir da aplicação de um questionário entre os dias 29/11/2022 e 25/01/23 a estudantes do curso de Educação Física- Grau Licenciatura. Participaram do estudo 80 estudantes de todos os semestres em andamento. A partir dos resultados foi possível identificar características e expectativas atribuídas ao dito “bom” aluno e “mau” aluno. Em suma, mesmo afirmando não concordar com essa dicotomia os estudantes têm uma perspectiva sobre essa, a qual está ligada ao imaginário social, que se manifesta por meio destes estereótipos, que podem gerar preconceitos por parte do professor sobre o aluno e/ou por parte de um grupo de alunos em relação a outro. |
Abstract: | The present study aims to identify whether there is a dichotomy between the "good" and "bad" student in Basic Education from the perspective of Physical Education students - Bachelor's Degree at UFU. For this, an explanatory research was carried out from the application of a questionnaire between 11/29/2022 and 01/25/23 to students of the Physical Education course - Degree Degree. 80 students from all semesters in progress participated in the study. From the results it was possible to identify characteristics and expectations attributed to the so-called “good” student and “bad” student. In short, even saying they do not agree with this dichotomy, students have a perspective on this, which is linked to the social imaginary, which manifests itself through these stereotypes, which can generate prejudice on the part of the teacher about the student and/or by part of one group of students in relation to another |
Palabras clave: | Estereótipo Stereotype Formação de professores Teacher training Preconceitos Prejudice |
Área (s) del CNPq: | CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::EDUCACAO FISICA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editora: | Universidade Federal de Uberlândia |
Cita: | REZENDE, Karen Cristina. Dicotomia entre o “bom” e “mau” aluno: perspectiva dos estudantes de educação física - grau licenciatura da Universidade Federal de Uberlândia. 2023. 45 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2023. |
URI: | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/39134 |
Fecha de defensa: | 29-ago-2023 |
Aparece en las colecciones: | TCC - Educação Física |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
DicotomiaEntreoBomeMau.pdf | TCC | 1.21 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.