Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/39093
Tipo do documento: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
Título: | A colisão com o vidro: branquitude e a formação de uma arte-educadora no curso de licenciatura em teatro da Universidade Federal de Uberlândia. |
Título(s) alternativo(s): | Research with glass: whiteness and the training of an art educator in the theater degree course at the Federal University of Uberlândia. |
Autor(es): | Lima, Maria Eduarda Gama Ferreira de |
Primeiro orientador: | Perobelli, Mariene Hundertmarck |
Primeiro membro da banca: | Caon, Paulina Maria |
Segundo membro da banca: | Paula, Wellington Menegaz de |
Resumo: | Esse trabalho é um memorial a partir das discussões a respeito das relações raciais, com foco na raça branca e seu comportamento social, que transversalizaram minha formação docente. Tive como objetivo sintetizar a minha experiência de vida com as interferências da branquitude no processo para tornar-me arte-educadora. O trabalho também é orientado através da analogia da autora Edith Piza que compara a descoberta de um indivíduo branco sobre sua própria raça a uma colisão contra uma porta de vidro. Pensando em tornar mais acessível e entendendo como potência a comunicação oral, o formato de Podcast foi escolhido para dar vida ao desenvolvimento da pesquisa. Considero, finalmente, que a prática docente é artesanal e por isso não existem modelos únicos para se desfazer dos aspectos que a branquitude implementou dentro do sistema educacional. Enquanto refletia, durante a graduação, sobre pedagogia e branquitude, criei o perfil de educadora que almejo ser. |
Abstract: | This work is a memorial from the discussions about race relations, focusing on the white race and its social behavior, which transversalized my teaching training. I aimed to synthesize my life experience with the interference of whiteness in the process of becoming an art educator. The work is also oriented through the analogy of the author Edith Piza who compares the discovery of a white individual about his own race to a collision against a glass door. Thinking about making it more accessible and understanding how potent oral communication is, the Podcast format was chosen to give life to the development of the research. Finally, I consider that teaching practice is artisanal and that is why there are no single models to get rid of the aspects that whiteness has implemented within the educational system. While reflecting, during graduation, on pedagogy and whiteness, I created the educator profile that I aspire to be. |
Palavras-chave: | Branquitude Whiteness Arte-educação Art education Podcast Podcast |
Área(s) do CNPq: | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::TEATRO CNPQ::OUTROS::CIENCIAS SOCIAIS CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editora: | Universidade Federal de Uberlândia |
Referência: | LIMA, Maria Eduarda Gama Ferreira de. A colisão com o vidro: branquitude e a formação de uma arte-educadora no curso de licenciatura em teatro da Universidade Federal de Uberlândia. 2023. 23 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Teatro) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2023. |
URI: | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/39093 |
Data de defesa: | 25-Jan-2023 |
Aparece nas coleções: | TCC - Teatro |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
ColisãoComVidro.pdf | TCC | 215.9 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons