Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/39093
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorLima, Maria Eduarda Gama Ferreira de-
dc.date.accessioned2023-09-14T18:04:41Z-
dc.date.available2023-09-14T18:04:41Z-
dc.date.issued2023-01-25-
dc.identifier.citationLIMA, Maria Eduarda Gama Ferreira de. A colisão com o vidro: branquitude e a formação de uma arte-educadora no curso de licenciatura em teatro da Universidade Federal de Uberlândia. 2023. 23 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Teatro) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/39093-
dc.description.abstractThis work is a memorial from the discussions about race relations, focusing on the white race and its social behavior, which transversalized my teaching training. I aimed to synthesize my life experience with the interference of whiteness in the process of becoming an art educator. The work is also oriented through the analogy of the author Edith Piza who compares the discovery of a white individual about his own race to a collision against a glass door. Thinking about making it more accessible and understanding how potent oral communication is, the Podcast format was chosen to give life to the development of the research. Finally, I consider that teaching practice is artisanal and that is why there are no single models to get rid of the aspects that whiteness has implemented within the educational system. While reflecting, during graduation, on pedagogy and whiteness, I created the educator profile that I aspire to be.pt_BR
dc.description.sponsorshipPesquisa sem auxílio de agências de fomentopt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/us/*
dc.subjectBranquitudept_BR
dc.subjectWhitenesspt_BR
dc.subjectArte-educaçãopt_BR
dc.subjectArt educationpt_BR
dc.subjectPodcastpt_BR
dc.subjectPodcastpt_BR
dc.titleA colisão com o vidro: branquitude e a formação de uma arte-educadora no curso de licenciatura em teatro da Universidade Federal de Uberlândia.pt_BR
dc.title.alternativeResearch with glass: whiteness and the training of an art educator in the theater degree course at the Federal University of Uberlândia.pt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Perobelli, Mariene Hundertmarck-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8717030351042625pt_BR
dc.contributor.referee1Caon, Paulina Maria-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4440863322840233pt_BR
dc.contributor.referee2Paula, Wellington Menegaz de-
dc.contributor.referee2Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4487286Y7pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/8838000919180368pt_BR
dc.description.degreenameTrabalho de Conclusão de Curso (Graduação)pt_BR
dc.description.resumoEsse trabalho é um memorial a partir das discussões a respeito das relações raciais, com foco na raça branca e seu comportamento social, que transversalizaram minha formação docente. Tive como objetivo sintetizar a minha experiência de vida com as interferências da branquitude no processo para tornar-me arte-educadora. O trabalho também é orientado através da analogia da autora Edith Piza que compara a descoberta de um indivíduo branco sobre sua própria raça a uma colisão contra uma porta de vidro. Pensando em tornar mais acessível e entendendo como potência a comunicação oral, o formato de Podcast foi escolhido para dar vida ao desenvolvimento da pesquisa. Considero, finalmente, que a prática docente é artesanal e por isso não existem modelos únicos para se desfazer dos aspectos que a branquitude implementou dentro do sistema educacional. Enquanto refletia, durante a graduação, sobre pedagogia e branquitude, criei o perfil de educadora que almejo ser.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.courseTeatropt_BR
dc.sizeorduration23pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::TEATROpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::OUTROS::CIENCIAS SOCIAISpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
Appears in Collections:TCC - Teatro

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ColisãoComVidro.pdfTCC215.9 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons