Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/39027
ORCID:  http://orcid.org/0000-0001-9780-9997
Tipo do documento: Tese
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Título: Mulheres quilombolas do Brejo dos Crioulos: protagonismo no norte de Minas Gerais
Título(s) alternativo(s): Quilombola women of Brejo dos Crioulos: protagonism in the northern Minas Gerais
Autor(es): Fagundes, Márcia Verssiane Gusmão
Primeiro orientador: Sampaio, Adriany de Ávila Melo
Primeiro membro da banca: Santos, Rosselvelt José
Segundo membro da banca: Bernardes, Vânia Aparecida Martins
Terceiro membro da banca: Silveira, Iara Maria Soares Costa da
Quarto membro da banca: Carvalho, Ednéa do Nascimento
Resumo: Esta tese tem por objetivo analisar a participação das mulheres quilombolas do Brejo dos Crioulos como pessoas fundamentais na manutenção das territorialidades e preservação do território. Dessa forma, partindo de um trabalho de campo, com fundamentos etnográficos, foram realizadas entrevistas semiestruturadas com nove mulheres de comunidades distintas, pertencentes ao quilombo Brejo dos Crioulos, localizado no Norte do Estado de Minas Gerais. Partiu-se, pois, da hipótese de que as mulheres quilombolas, mediadas por suas relações com o território, contribuem para a manutenção e preservação das territorialidades. O trabalho focaliza nas vivências cotidianas das mulheres quilombolas que, ao transmitirem saberes, fortalecem os laços entre as pessoas e consolidam as territorialidades. Como resultado, percebeu-se que as ações realizadas pelas mulheres quilombolas, compreendidas como territorialidades, ampliam e reforçam os processos identitários nas comunidades. As mulheres quilombolas, consideradas como ‘referências’, são caracterizadas pelos posicionamentos, pelas ações e atividades executadas nas comunidades cujo objetivo é o bem comum. Dentre estas mulheres estão as parteiras, as organizadoras das festas, as batuqueiras, as presidentes de associação, as quitandeiras, as lavradoras, as artesãs, as salgadeiras, as boleiras, as professoras, bem como outras lideranças comunitárias, religiosas, culturais e educacionais. Assim, todas permanecem no território cada dia mais conscientes de que a luta não pode parar. A participação das mulheres quilombolas no processo de luta e retomada do território resultou na autoidentificação do grupo social como comunidade tradicional e a atuação política e identitária se ampliaram pelos dispositivos que incidem sobre as vivências cotidianas, os modos de vida, os fazeres e saberes populares, referendados pela atuação em distintas áreas de sua territorialidade. Verificou-se que, além das obrigações cotidianas, as mulheres quilombolas são mediadoras de memória, ancestralidade, identidade, oralidade, cultura e religiosidade. Elas estão à frente das relações estabelecidas entre as comunidades, os grupos familiares e as coletividades dentro do seu território. Observar os movimentos internos e externos dessas mulheres no território quilombola possibilitou compreender, a partir do olhar delas, o centro da vida e as relações que garantem, material e imaterialmente, a permanência do grupo, por meio do uso da terra e das vivências cotidianas. Por último, compreende-se que o fato de as mulheres quilombolas serem as sujeitas da investigação repercutiu positivamente na sua estima social, por serem indicadas e reconhecidas pelos membros da comunidade. Os dados coletados demonstraram que as jornadas individuais e coletivas das mulheres quilombolas, em diferentes contextos, colaboram para a manutenção das territorialidades. Almeja-se que as vozes das mulheres quilombolas sejam plenamente ouvidas e suas decisões respeitadas, uma vez que as comunidades existem e resistem por conta de todo o trabalho cotidiano realizado por elas.
Abstract: This thesis aims to analyze the participation of quilombola women from Brejo dos Crioulos as key people in the maintenance of territorialities and in the preservation of the territory. Thus, based on field work, with ethnographic foundations, semi-structured interviews were conducted with nine women from different communities belonging to Quilombo Brejo dos Crioulos, located in the north of the State of Minas Gerais. Quilombolas, mediated by their relations with the territory, contribute to the maintenance and preservation of territorialities. This work focuses on the daily experiences of quilombola women who by transmitting their knowledge, strengthen ties between people and consolidate territorialities. As a result, it was noticed that the actions carried out by quilombola women, understood as territorialities, broaden and reinforce identity processes in the communities. The quilombola women considered as 'references', are characterized by the positions, actions and activities they carry out in the communities, seeking the common good, such as midwives, party organizers, batuqueiras, presidents of the greengrocers or farmers, artisans, sweet bakers, teachers, among other community, religious, cultural and educational leaders. Thus, they all stay in the territory, increasingly aware that the fight cannot stop. The participation of the quilombola women in the process of struggle and reconquest of the territory resulted in the self-identification of the social group as a traditional community and the political and identity activities were expanded with devices that focus on daily experiences, ways of life, popular practices and knowledge, endorsed by its performance in the different areas of its territory. It was verified that in addition to daily obligations, quilombola women are mediators of memory, ancestry, identity, orality, culture, and religiosity. They are at the forefront of the relationships that are established between communities, family groups and collectivities in the territory. Observing the internal and external movements of quilombola women in the quilombola territory allowed us to understand, from their perspective, the center of life and the relationships that guarantee, materially and immaterially, the permanence of the group, through the use of land and their everyday experiences. Finally, it is understood that the fact that the quilombola women were subjects of the research had a positive impact on their social esteem, since they were singled out and recognized by members of the community. The data collected demonstrated that the individual and collective trajectories of quilombola women, in different contexts, collaborate for those of the territorialities. It is expected that the voices of the quilombola women are fully heard and their decisions are respected, since the communities exist and resist thanks to all the daily work carried out by them.
Palavras-chave: território quilombola
quilombola territory
comunidade tradicional
traditional community
uso da terra
land use
modos de vida
lifestyle
territorialidades
territorialities
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::GEOGRAFIA
Assunto: Geografia
Quilombolas - Minas Gerais
Territorialidade humana - Minas Gerais
Mulheres na cultura popular - Minas Gerais
Negras - Brasil - Condições sociais
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Programa: Programa de Pós-graduação em Geografia
Referência: FAGUNDES, Márcia Verssiane Gusmão. Mulheres quilombolas do Brejo dos Crioulos: protagonismo no norte de Minas Gerais. 2023. 238 f. Tese (Doutorado em Geografia) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2023. DOI http://doi.org/10.14393/ufu.te.2023.8059.
Identificador do documento: http://doi.org/10.14393/ufu.te.2023.8059
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/39027
Data de defesa: 10-Abr-2023
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