Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/38954
ORCID:  http://orcid.org/0000-0001-5882-836X
Tipo do documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Título: Análise do indicador net promoter score aplicado à logística de distribuição de uma indústria cosmética
Autor(es): Godoi, Beatriz Cristina
Primeiro orientador: Rosa, Vanessa Aparecida de Oliveira
Primeiro membro da banca: Lazarin, Daniel França
Segundo membro da banca: Silva, Hebert Roberto da
Resumo: A realidade empresarial do mercado está cada vez mais competitiva, sendo que a satisfação dos clientes soa como um ponto fundamental para que a empresa possa saber o quão é recomendada por seus clientes. Neste cenário, dentre os indicadores-chave que medem o desempenho de um negócio destacam-se os indicadores de satisfação do cliente, sendo um dos mais relevantes o net promoter score (NPS). Os resultados apurados pela metodologia NPS possibilitam que as organizações classifiquem os seus clientes em três tipos: promotores, neutros ou detratores. Neste contexto, o presente artigo tem como objetivo analisar o indicador net promoter score de uma indústria cosmética, a fim de identificar os problemas logísticos de distribuição apontados pelos clientes e propor melhorias. Quanto ao procedimento metodológico a pesquisa é classificada como aplicada, de abordagem quali-quantitativa, de objetivo descritivo e, quanto ao procedimento, um estudo de caso, uma vez que permitiu diagnosticar problemas baseados em dados reais. Os resultados mostraram que os principais problemas apontados pelos clientes detratores foram cumprimento do prazo, tempo de entrega, local de entrega e mercadorias avariadas. A partir do levantamento das causas dos problemas foram feitas propostas de melhorias a longo, médio e curto prazo, como a implantação de softwares, revisão do acordo de nível de serviço, melhoria do processo de avaliação de fornecedores e aumento da capacidade de entrega.
Palavras-chave: Logística
Satisfação do cliente
NPS
Categorização automática
Área(s) do CNPq: CNPQ::ENGENHARIAS
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Referência: GODOI, Beatriz Cristina. Análise do indicador net promoter score aplicado à logística de distribuição de uma indústria cosmética. 2023. 21 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Produção) - Universidade Federal de Uberlândia, Ituiutaba, 2023.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/38954
Data de defesa: 23-Jan-2023
Aparece nas coleções:TCC - Engenharia de Produção (Ituiutaba / Pontal)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
AnáliseIndicadorNet.pdfTCC549.25 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons