Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/38946
ORCID:  http://orcid.org/0009-0005-5774-0290
Tipo de documento: Tese
Tipo de acceso: Acesso Aberto
Título: Redes Sociais e turismo no Estado de Goiás: Contribuições da geolocalização para o desenvolvimento do setor turístico
Título (s) alternativo (s): Social Networks and tourism in the State of Goiás (Brazil): Contributions of geolocation to the development of the tourism sector
Autor: Silveira, Alfredo Arantes Guimarães
Primer orientador: Ramires, Julio Cesar de Lima
Primer miembro de la banca: Silva, Magda Valéria da
Segundo miembro de la banca: Soares, Beatriz Ribeiro
Tercer miembro de la banca: Cleps, Geisa Daise Gumiero
Cuarto miembro de la banca: Castro, Regina Maria Jordão Cardoso
Resumen: O setor turístico experimentou um crescimento expressivo ao longo das últimas décadas, tornando-se um dos principais atores do comércio internacional, representando uma das principais fontes de renda para muitos países em desenvolvimento, tendo nas atividades turísticas, uma das possibilidades de alcance dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU. No Brasil, o Ministério do Turismo tem o Plano Nacional de Turismo como balizador das políticas públicas do setor, destacando-se ainda o Programa de Regionalização do Turismo e o Mapa do Turismo Brasileiro como ferramentas essenciais para a definição das regiões turísticas nos Estados e para a inserção dos municípios no Mapa do Turismo a partir de critérios normatizados. Neste sentido, a pesquisa foi norteada pela hipótese de que a metodologia estabelecida pelo Ministério do Turismo para a inserção dos municípios no Mapa do Turismo Brasileiro poderia subdimensionar o potencial turístico existente no estado de Goiás, uma vez que ao considerar basicamente critérios administrativos, normativos e econômicos, subvaloriza o atrativo turístico em si. O objetivo geral da tese é avaliar o consumo de produtos turísticos em Goiás por usuários da rede mundial de computadores, com foco nas tecnologias de geolocalização, visando subsidiar políticas de desenvolvimento do setor turístico. Tendo como recorte territorial o estado de Goiás e como objeto de análise as localidades e as atividades que possuem sinergia com o turismo em natureza foram realizadas análises espaciais a partir de postagens na rede social Instagram com geotags associadas, bases cartográficas e informações oficiais de órgãos públicos e ainda, bases cartográficas construídas em processos de mapeamento colaborativo, com o propósito de confrontar o potencial turístico mapeado com a presença ou ausência dos municípios goianos no Mapa do Turismo Brasileiro do ano de 2022. O resultado alcançado consolidou o diagnóstico de que municípios com ambientes que possuem sinergia com atividades voltadas ao turismo em natureza, não estavam inseridos no Mapa do Turismo Brasileiro do ano de 2022, confirmando a hipótese de que a metodologia estabelecida pelo Ministério do Turismo Brasileiro para a inserção dos municípios no Mapa do Turismo subdimensiona o potencial turístico existente, ao considerar apenas critérios administrativos, normativos e econômicos, em detrimento do protagonista do potencial turístico, o atrativo turístico, aquele que motiva o turista a se deslocar, buscando descanso, lazer e qualidade de vida através do contato com a natureza.
Abstract: The tourism sector has experienced significant growth over the last few decades, becoming one of the main players in international trade, representing one of the main sources of income for many developing countries, with tourism activities being one of the possibilities for achieving the Goals of Sustainable Development of the United Nations. In Brazil, the Ministry of Tourism has the National Tourism Plan as a benchmark for public policies in the sector, with emphasis on the Tourism Regionalization Program and the Brazilian Tourism Map, as essential tools for defining tourist regions in the States and for the inclusion of municipalities in the Tourism Map based on standardized criteria. In this sense, the research was guided by the hypothesis that the methodology established by the Ministry of Tourism for the inclusion of municipalities in the Brazilian Tourism Map could underestimate the existing tourist potential in the state of Goiás, since when basically considering administrative, normative and economic, undervalues the tourist attraction itself. The general objective of the thesis is to evaluate the existence of nature tourism attractions in the state of Goiás through geolocation data existing on the world wide web, aiming to subsidize policies for the development of the tourism sector. Having the state of Goiás as a territorial focus and as an object of analysis, the locations and activities that have synergy with nature tourism, spatial analyzes were carried out from posts on the social network Instagram with associated geotags, cartographic bases and official information from agencies public and also cartographic bases built in collaborative mapping processes, with the purpose of confronting the tourist potential mapped with the presence or absence of Goiás municipalities in the Brazilian Tourism Map of the year 2022. The result achieved consolidated the diagnosis that municipalities with environments that have synergy with activities aimed at nature tourism were not included in the Brazilian Tourism Map of the year 2022, confirming the hypothesis that the methodology established by the Brazilian Ministry of Tourism for the insertion of municipalities in the Tourism Map undersizes the existing tourist potential, by considering only administrative, normative and economic criteria, to the detriment of the protagonist of the tourist potential, the tourist attraction, the one that motivates the tourist to move, seeking rest, leisure and quality of life through contact with nature.
Palabras clave: Tecnologias da informação e comunicação
Information and communication technologies
Geolocalização
Geolocation
Turismo em natureza
Nature tourism
Redes sociais
Social networks
Goiás
Área (s) del CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::GEOGRAFIA
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::GEOCIENCIAS
Tema: Geografia
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Programa: Programa de Pós-graduação em Geografia
Cita: SILVEIRA, Alfredo Arantes Guimarães. Redes sociais e turismo no estado de Goiás: Contribuições da geolocalização para o desenvolvimento do setor turístico. 2023. Tese (Doutorado em Geografia) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2023. DOI: http://doi.org/10.14393/ufu.te.2023.8057.
Identificador del documento: http://doi.org/10.14393/ufu.te.2023.8057
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/38946
Fecha de defensa: 26-jul-2023
Aparece en las colecciones:TESE - Geografia

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
RedesSociaisTurismo.pdfTese19.98 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons