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https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/38937
ORCID: | http://orcid.org/0000-0001-8600-6953 |
Tipo do documento: | Dissertação |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 United States |
Título: | Avaliação de usabilidade de manequim de simulação de alta fidelidade e guia de ressuscitação cardiopulmonar no ensino de estudantes de medicina do IMEPAC Araguari |
Título(s) alternativo(s): | Usability evaluation of high fidelity simulation manikin and cardiopulmonary resuscitation guide in teaching medical students at IMEPAC Araguari |
Autor(es): | Silva, Lucas de Brito |
Primeiro orientador: | Santos, Fernando Pasquini |
Primeiro coorientador: | Milagre, Selma Terezinha |
Primeiro membro da banca: | Duarte, Márcio Antônio |
Segundo membro da banca: | Pereira, Adriano Alves |
Resumo: | O aumento do número de paradas cardiorrespiratórias em áreas não críticas destaca a necessidade de capacitação adequada de todos os profissionais de saúde, pois a sobrevivência do paciente depende diretamente da habilidade desses profissionais em realizar manobras de ressuscitação cardiopulmonar de alta qualidade. A simulação é um método amplamente reconhecido na literatura para o ensino do suporte básico de vida, incluindo a ressuscitação cardiopulmonar. Ela proporciona aos estudantes a oportunidade de aplicar habilidades clínicas e tomar decisões em situações da vida real, sem comprometer o bem-estar do paciente. Neste contexto, o manequim de simulação se apresenta como uma opção mais viável de ensino e treinamento de ressuscitação cardiopulmonar quando comparado a treinamentos com cadáveres ou pacientes vivos. Entretanto, é imprescindível avaliar a qualidade desses manequins na forma de sua usabilidade, que abrange várias propriedades e atributos derivados de diferentes métodos de investigação da interação entre humanos e máquinas. Para tentar assegurar a usabilidade de um sistema pode-se fazer uso de métodos de avaliação ao longo do ciclo de vida exercendo tarefas reais, pré-concebidas e significativas, com o intuito de avaliar até que ponto essa interação é eficiente, eficaz e satisfatória para o usuário. A partir do contexto apresentado e visando a análise de usabilidade de um manequim de simulação de alta fidelidade, o objetivo geral deste trabalho é avaliar a usabilidade de um manequim de simulação de alta fidelidade utilizado no Centro de Simulação Realística do Centro Universitário do Instituto Master de Ensino Presidente Antônio Carlos (IMEPAC) de Araguari - MG para ensino de ressuscitação cardiopulmonar a estudantes de medicina do instituto. A avaliação de usabilidade do manequim fez uso de duas ferramentas: o instrumento de coleta, desenvolvido a partir da guia utilizada pelo Hospital-Escola para o ensino de ressuscitação cardiopulmonar; e o questionário SUS, utilizado para feedback da pesquisa. As coletas foram feitas no Centro Cirúrgico do Centro de Simulação Médica Realística do IMEPAC e contou com um Professor Instrutor, para auxiliar e instruir os estudantes voluntários; dois Professores Avaliadores, que avaliaram o desempenho dos voluntários utilizando o manequim, entre 1 “Tarefa não realizada pelo estudante” e “Tarefa executada completamente com exatidão”; e 18 estudantes voluntários para desempenhar as tarefas pré-definidas e responder o questionário de feedback. Os resultados desse trabalho demonstram que o manequim de simulação de alta fidelidade é eficiente e eficaz para ensino e/ou treinamento de ressuscitação cardiopulmonar visto que as notas médias das tarefas variaram de 3,83 a 4,78, orbitando no conceito “Teve pouca dificuldade na realização da tarefa”. A medida de satisfação dos usuários pelo Questionário SUS resultou que os voluntários não estão completamente satisfeitos com o manequim visto que concordam com a afirmação de que precisam de instrução de técnicos especializados para desempenharem as tarefas. Baseado nos resultados das avaliações de usabilidade (eficácia, eficiência e satisfação), é possível concluir que os usuários têm uma boa aceitação do manequim de simulação. Como contribuição para a sociedade e comunidade acadêmica, destaca-se a identificação de áreas de aprimoramento no manequim, levantando pontos de melhoria a serem considerados nas vias aéreas e tórax do manequim. |
Abstract: | The increase of the number of cardiac arrests in non-critical areas highlights the need for adequate training of all healthcare professionals, as patient survival directly depends on the skills of these professionals to perform high-quality cardiopulmonary resuscitation maneuvers. Simulation is a widely recognized method in the literature for teaching basic life support, including cardiopulmonary resuscitation. It provides students with the opportunity to apply clinical skills and make decisions in real-life situations without compromising patient wellbeing. In this context, simulation mannequins emerge as a more viable option for teaching and training cardiopulmonary resuscitation when compared to cadaver or live patient training. However, it is crucial to assess the quality of these mannequins in terms of their usability, which encompasses various properties and attributes derived from different methods of investigating human-machine interaction. To ensure the usability of a system, usability evaluation methods can be employed throughout the life cycle, involving real, predefined, and meaningful tasks to assess the efficiency, effectiveness, and user satisfaction with the interaction. Building upon the presented context and aiming to analyze the usability of a high-fidelity simulation mannequin, the general objective of this study is to evaluate the usability of a high-fidelity simulation mannequin used in the Realistic Simulation Center of IMEPAC (Instituto Master de Ensino Presidente Antônio Carlos) in Araguari, MG, for teaching cardiopulmonary resuscitation to medical students. The mannequin's usability evaluation utilized two tools: a data collection instrument developed based on the guide used by the Teaching Hospital for cardiopulmonary resuscitation instruction, and the SUS (System Usability Scale) questionnaire used for research feedback. Data collection took place at the Surgical Center of the IMEPAC Realistic Medical Simulation Center and involved one Instructor Professor to assist and instruct volunteer students, two Evaluating Professors to assess the performance of the volunteers using the mannequin, ranging from "Task not performed by the student" to "Task executed completely accurately," and 18 volunteer students who performed the predefined tasks and answered the feedback questionnaire. The results of this study demonstrate that the high-fidelity simulation mannequin is efficient and effective for teaching and/or training in cardiopulmonary resuscitation, as the average task scores ranged from 3.83 to 4.78, indicating "Had little difficulty in performing the task." User satisfaction measured by the SUS questionnaire indicated that the volunteers are not completely satisfied with the mannequin, as they agreed with the statement that they need specialized technician instruction to perform the tasks. Based on the results of usability, effectiveness, efficiency, and satisfaction evaluations, it can be concluded that users have a positive acceptance of the simulation mannequin. As a contribution to society and the academic community, the identification of areas for improvement in the mannequin is noteworthy, highlighting points of enhancement to be considered in the airways and chest. |
Palavras-chave: | Ressuscitação Cardiopulmonar Manequim de simulação de alta fidelidade Avaliação de Usabilidade Eficiência Eficácia Satisfação Cardiopulmonary Resuscitation Satisfaction High-fidelity simulation mannequin Effectiveness Usability evaluation Efficiency |
Área(s) do CNPq: | CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA BIOMEDICA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editora: | Universidade Federal de Uberlândia |
Programa: | Programa de Pós-graduação em Engenharia Biomédica |
Referência: | SILVA, Lucas de Brito. Avaliação de usabilidade de manequim de simulação de alta fidelidade e guia de ressuscitação cardiopulmonar no ensino de estudantes de medicina do IMEPAC Araguari. 2023. 128f. Dissertação (Mestrado em Engenharia Biomédica) - Universidade Federal de Uberlândia. Uberlândia, 2023. Disponível em: http://doi.org/10.14393/ufu.di.2023.371 |
Identificador do documento: | http://doi.org/10.14393/ufu.di.2023.371 |
URI: | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/38937 |
Data de defesa: | 21-Jul-2023 |
Aparece nas coleções: | DISSERTAÇÃO - Engenharia Biomédica |
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