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ORCID:  http://orcid.org/0000-0002-0219-3593
Tipo do documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Título: Realização e avaliação de treinamento de operadores de subestações de energia elétrica utilizando o framework 70-20-10, apoiado por realidade virtual e Kirkpatrick model
Título(s) alternativo(s): Realization and evaluation of training for electric power substation operators using the 70-20-10 framework, supported by virtual reality and Kirkpatrick model
Autor(es): Teodoro, Pablo Neander Borges
Primeiro orientador: Ramos, Daniel Costa
Primeiro coorientador: Cardoso, Alexandre
Primeiro membro da banca: Saraiva, Elise
Segundo membro da banca: Lima, Danielli Araújo
Resumo: A realidade virtual (RV) tem sido uma das tecnologias mais visadas para implementação em diversas áreas que buscam melhorar o desempenho ou os ganhos, sejam individuais ou de empresariais, desde reuniões a jogos, seu uso tem ampliado de forma exponencial nos últimos dez anos, principalmente após a pandemia onde diversos meios afetados se viram na necessidade do uso de tecnologias remotas. Um campo que tem sido explorado é o de treinamento e educação, onde devido a uma imersão maior e uma quantidade quase infinitas de possibilidades, a RV tem despertado um grande apoio de diversos pesquisadores e empresas com o intuito de melhorar o aprendizado em ambas as situações. Contudo para validar a qualidade e uso destes e outros treinamentos, empresas buscam a utilização de metodologias que demonstrem os resultados obtidos. Assim, este trabalho apresenta o uso da combinação entre o framework 70-20-10, para a criação dos treinamentos com KirkPatrick model, metodologia de obtenção de feedback já estabelecida mercadologicamente, ambas sendo utilizada para avaliar quatro scripts de treinamentos criados e detalhados de forma completa para o software RVCEMIG, onde operadores de subestação de energia elétrica realizaram estes treinamentos e ao final destes preencheram um formulário de perguntas criadas adaptadas para estes casos baseadas nos quatro níveis do KirkPatrick model. A pesquisa obteve resultados significativos sobre o uso da realidade virtual neste meio utilizando do framework e da metodologia de avaliação combinados, possibilitando que a mesma seja utilizada para outros tipos de treinamentos em RV. Existe ainda uma necessidade de ser testadas em outros temas de treinamento para uma conclusão mais ampla, pois foi verificado um receio devido ao uso e implementação de novas tecnologias em ambientes mais tradicionais.
Abstract: Virtual reality (VR) has been one of the most targeted technologies for implementation in several areas that seek to improve performance or gains, whether individual or business, from meetings to games, its use has expanded exponentially in the last ten years, especially after the pandemic where several affected areas found themselves in need of using remote technologies. A field that has been explored is training and education, where due to greater immersion and an almost infinite number of possibilities, VR has awakened great support from several researchers and companies with the aim of improving learning in both situations. However, to validate the quality and use of these and other training, companies seek to use methodologies that demonstrate the results obtained. Thus, this work presents the use of the combination between the 70-20-10 framework, for the creation of training with the KirkPatrick model, a methodology for obtaining feedback already established in the market, both being used to evaluate four training scripts created and detailed in a way complete for the RVCEMIG software, where electric power substation operators carried out these trainings and at the end of these filled out a form of questions created and adapted for these cases based on the four levels of the KirkPatrick model. The research obtained significant results on the use of virtual reality in this environment using the combined framework and evaluation methodology, allowing it to be used for other types of VR training, with a need to be tested in other training topics for a broader conclusion, since a certain distrust was found due to the use and implementation of new technologies in more traditional environments.
Palavras-chave: Feedback
Implementation
Realidade virtual
Virtual reality
Treinamento
Training
Aprendizado
Apprenticeship
Implementação
Área(s) do CNPq: CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA ELETRICA
Assunto: Engenharia elétrica
Biofeedback - Treinamento
Máquinas de ensinar
Realidade virtual
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Programa: Programa de Pós-graduação em Engenharia Elétrica
Referência: TEODORO, Pablo Neander Borges. Realização e avaliação de treinamento de operadores de subestações de energia elétrica utilizando o framework 70-20-10, apoiado por realidade virtual e Kirkpatrick model. 2023. 108 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia Elétrica) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2023. DOI http://doi.org/10.14393/ufu.di.2023.443.
Identificador do documento: http://doi.org/10.14393/ufu.di.2023.443
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/38932
Data de defesa: 28-Jul-2023
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