Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/38916
Tipo do documento: | Dissertação |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
Título: | Tecnologias assistivas no ensino de matemática para estudantes com Transtorno do Espectro Autista (TEA) nos anos iniciais do ensino fundamental |
Título(s) alternativo(s): | Assistive technologies in teaching mathematics to students with Autism Spectrum Disorder (ASD) in the early years of elementary school |
Autor(es): | Lopes, Cjanna Vieira |
Primeiro orientador: | Oliveira, Guilherme Saramago de |
Primeiro membro da banca: | Oliveira, Camila Rezende |
Segundo membro da banca: | Barbosa, Fernando da Costa |
Resumo: | A presente pesquisa tem como temática as Tecnologias Assistivas (TA) utilizadas para o ensino de Matemática para estudantes com Transtorno do Espectro Autista (TEA), nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Tem-se como objetivo identificar, descrever e analisar as TA que podem auxiliar no processo de ensino-aprendizagem de Matemática de alunos com TEA nessa etapa da educação. Para a concretização deste objetivo estabeleceu-se uma pesquisa bibliográfica complementada com uma pesquisa documental, com ênfase em uma revisão da literatura do tipo Metanálise. Esta última realizou-se nos bancos de dados: Scientific Electronic Library Online (SciELO), Portal de Periódicos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), Biblioteca Digital de Teses e Dissertações (BDTD) e no Google Acadêmico. Aplicou-se um recorte temporal de 2015 a 2022 tendo como critérios de inclusão quatro itens: a) Fala sobre TEA; b) Aborda sobre ensino-aprendizagem de Matemática; c) Tem delimitado os anos iniciais do Ensino Fundamental; d) Traz exemplos de Tecnologias Assistivas. Selecionou-se ao final sete textos, 5 dissertações e 2 artigos, para compor a Metanálise. Como resultados foram encontrados vários tipos de Tecnologias Assistivas, sendo classificadas em: TA Tecnológicas, TA Metodológicas e TA Pedagógicas. Além disso, identificou-se certa preponderância dos jogos e dos Materiais Adaptados como TA para o ensino de Matemática tanto dentro da sala regular como nas Salas de Recursos Multifuncionais. Conclui-se com esta investigação que independente do tipo de Tecnologia Assistiva que se opte em utilizar, deve-se antes compreender as necessidades educacionais dos estudantes com TEA e escolher uma TA que vá ao encontro delas, fazendo as adequações necessárias. |
Abstract: | This research has as its theme the Assistive Technologies (AT) used to teach Mathematics to students with Autism Spectrum Disorder (ASD), in the early years of Elementary School. The objective is to identify, describe and analyze the AT that can help in the teaching-learning process of Mathematics of students with ASD in this stage of education. In order to achieve this objective, a bibliographical research complemented with a documentary research was established, with emphasis on a literature review of the Meta-analysis type. The latter was carried out in the databases: Scientific Electronic Library Online (SciELO), Periodicals Portal of the Coordination for the Improvement of Higher Education Personnel (CAPES), Digital Library of Theses and Dissertations (BDTD) and Google Scholar. A time frame from 2015 to 2022 was applied, with four items as inclusion criteria: a) Talk about ASD; b) Addresses the teaching-learning of Mathematics; c) Has delimited the initial years of Elementary School; d) Bring examples of Assistive Technologies. At the end, seven texts, 5 dissertations and 2 articles, were selected to compose the Meta-analysis. As a result, several types of Assistive Technologies were found, being classified as: Technological AT, Methodological AT and Pedagogical AT. In addition, a certain preponderance of games and Adapted Materials such as AT for teaching Mathematics was identified both within the regular classroom and in the Multifunctional Resource Rooms. It is concluded from this investigation that, regardless of the type of Assistive Technology that one chooses to use, one must first understand the educational needs of students with ASD and choose an AT that meets them, making the necessary adjustments. |
Palavras-chave: | Tecnologias Assistivas Transtorno do Espectro Autista (TEA) Matemática Assistive Technologies Mathematics Autistic Spectrum Disorder |
Área(s) do CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Assunto: | Educação Transtornos do espectro autista Matemática - Estudo e ensino Matemática (Ensino fundamental) Autistas - Educação especial inclusa |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editora: | Universidade Federal de Uberlândia |
Programa: | Programa de Pós-graduação em Educação |
Referência: | LOPES, Cjanna Vieira. Tecnologias assistivas no ensino de matemática para estudantes com Transtorno do Espectro Autista (TEA) nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental.2023.101f. Dissertação(Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2023. DOI: http://doi.org/10.14393/ufu.di.2023.7087 |
Identificador do documento: | http://doi.org/10.14393/ufu.di.2023.7087 |
URI: | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/38916 |
Data de defesa: | 15-Jun-2023 |
Aparece nas coleções: | DISSERTAÇÃO - Educação |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TecnologiasAssistivasEnsino.pdf | Dissertação | 3.56 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.