Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/38916
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorLopes, Cjanna Vieira-
dc.date.accessioned2023-08-17T12:03:27Z-
dc.date.available2023-08-17T12:03:27Z-
dc.date.issued2023-06-15-
dc.identifier.citationLOPES, Cjanna Vieira. Tecnologias assistivas no ensino de matemática para estudantes com Transtorno do Espectro Autista (TEA) nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental.2023.101f. Dissertação(Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2023. DOI: http://doi.org/10.14393/ufu.di.2023.7087pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/38916-
dc.description.abstractThis research has as its theme the Assistive Technologies (AT) used to teach Mathematics to students with Autism Spectrum Disorder (ASD), in the early years of Elementary School. The objective is to identify, describe and analyze the AT that can help in the teaching-learning process of Mathematics of students with ASD in this stage of education. In order to achieve this objective, a bibliographical research complemented with a documentary research was established, with emphasis on a literature review of the Meta-analysis type. The latter was carried out in the databases: Scientific Electronic Library Online (SciELO), Periodicals Portal of the Coordination for the Improvement of Higher Education Personnel (CAPES), Digital Library of Theses and Dissertations (BDTD) and Google Scholar. A time frame from 2015 to 2022 was applied, with four items as inclusion criteria: a) Talk about ASD; b) Addresses the teaching-learning of Mathematics; c) Has delimited the initial years of Elementary School; d) Bring examples of Assistive Technologies. At the end, seven texts, 5 dissertations and 2 articles, were selected to compose the Meta-analysis. As a result, several types of Assistive Technologies were found, being classified as: Technological AT, Methodological AT and Pedagogical AT. In addition, a certain preponderance of games and Adapted Materials such as AT for teaching Mathematics was identified both within the regular classroom and in the Multifunctional Resource Rooms. It is concluded from this investigation that, regardless of the type of Assistive Technology that one chooses to use, one must first understand the educational needs of students with ASD and choose an AT that meets them, making the necessary adjustments.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectTecnologias Assistivaspt_BR
dc.subjectTranstorno do Espectro Autista (TEA)pt_BR
dc.subjectMatemáticapt_BR
dc.subjectAssistive Technologiespt_BR
dc.subjectMathematicspt_BR
dc.subjectAutistic Spectrum Disorderpt_BR
dc.titleTecnologias assistivas no ensino de matemática para estudantes com Transtorno do Espectro Autista (TEA) nos anos iniciais do ensino fundamentalpt_BR
dc.title.alternativeAssistive technologies in teaching mathematics to students with Autism Spectrum Disorder (ASD) in the early years of elementary schoolpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor1Oliveira, Guilherme Saramago de-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9522343899468842pt_BR
dc.contributor.referee1Oliveira, Camila Rezende-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6171862210300955pt_BR
dc.contributor.referee2Barbosa, Fernando da Costa-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/8953646779705648pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5258724324823519pt_BR
dc.description.degreenameDissertação (Mestrado)pt_BR
dc.description.resumoA presente pesquisa tem como temática as Tecnologias Assistivas (TA) utilizadas para o ensino de Matemática para estudantes com Transtorno do Espectro Autista (TEA), nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Tem-se como objetivo identificar, descrever e analisar as TA que podem auxiliar no processo de ensino-aprendizagem de Matemática de alunos com TEA nessa etapa da educação. Para a concretização deste objetivo estabeleceu-se uma pesquisa bibliográfica complementada com uma pesquisa documental, com ênfase em uma revisão da literatura do tipo Metanálise. Esta última realizou-se nos bancos de dados: Scientific Electronic Library Online (SciELO), Portal de Periódicos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), Biblioteca Digital de Teses e Dissertações (BDTD) e no Google Acadêmico. Aplicou-se um recorte temporal de 2015 a 2022 tendo como critérios de inclusão quatro itens: a) Fala sobre TEA; b) Aborda sobre ensino-aprendizagem de Matemática; c) Tem delimitado os anos iniciais do Ensino Fundamental; d) Traz exemplos de Tecnologias Assistivas. Selecionou-se ao final sete textos, 5 dissertações e 2 artigos, para compor a Metanálise. Como resultados foram encontrados vários tipos de Tecnologias Assistivas, sendo classificadas em: TA Tecnológicas, TA Metodológicas e TA Pedagógicas. Além disso, identificou-se certa preponderância dos jogos e dos Materiais Adaptados como TA para o ensino de Matemática tanto dentro da sala regular como nas Salas de Recursos Multifuncionais. Conclui-se com esta investigação que independente do tipo de Tecnologia Assistiva que se opte em utilizar, deve-se antes compreender as necessidades educacionais dos estudantes com TEA e escolher uma TA que vá ao encontro delas, fazendo as adequações necessárias.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Educaçãopt_BR
dc.sizeorduration101pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.identifier.doihttp://doi.org/10.14393/ufu.di.2023.7087pt_BR
dc.crossref.doibatchidc3122ee9-d8c3-4171-816e-d36c3b7654b8-
dc.subject.autorizadoEducaçãopt_BR
dc.subject.autorizadoTranstornos do espectro autistapt_BR
dc.subject.autorizadoMatemática - Estudo e ensinopt_BR
dc.subject.autorizadoMatemática (Ensino fundamental)pt_BR
dc.subject.autorizadoAutistas - Educação especial inclusapt_BR
Appears in Collections:DISSERTAÇÃO - Educação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TecnologiasAssistivasEnsino.pdfDissertação3.56 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.