Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/38857
Tipo de documento: | Dissertação |
Tipo de acceso: | Acesso Aberto Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 United States |
Título: | Teatros, muros e memórias - Percepção da produção teatral em Uberlândia (MG) |
Título (s) alternativo (s): | Theaters, Walls and Memories - Perception of theatrical production in Uberlândia (MG) Teatros, Muros y Memorias - Percepción de la producción teatral en Uberlândia (MG) |
Autor: | Silva, Camila Amuy |
Primer orientador: | Arantes, Luiz Humberto Martins |
Primer miembro de la banca: | Torres Neto, Walter Lima |
Segundo miembro de la banca: | Molina, Alexandre José |
Resumen: | A dissertação Teatros, muros e memórias - Percepção da produção teatral em Uberlândia (MG) busca refletir sobre a produção teatral feita na cidade de Uberlândia (MG) através da relação entre produção cultural, memória e arquitetura teatral. Para isso, tem como ponto central o Teatro Rondon Pacheco, um teatro desativado, com termo de comodato encerrado em 2018. Para contar e analisar essa trajetória, passamos primeiro pela história dos teatros da cidade, depois pelos editais de ocupação entre 2010 a 2016 e, por fim, pelas memórias de um grupo teatral com a experiência neste espaço, o Lobotomédia Cia de Humor. Como caminho metodológico, foram desenvolvidas entrevistas com artistas e produtores da cidade e coleta de dados em Arquivo Público, Diário Oficial do município e registros online de redes sociais e blogs. |
Abstract: | The dissertation Theaters, Walls and Memories - Perception of theatrical production in Uberlândia (MG) seeks to reflect on the theatrical production carried out in the city of Uberlândia (MG) through the relationship between cultural production, memory and theatrical architecture. For this, its central point is the Teatro Rondon Pacheco, a theater which was deactivated in 2018. To tell and analyze this trajectory, we first go through the history of the city's theaters. Next, we review the cultural calls for the use of the Teatro Rondon Pacheco between 2010 and 2016. Finally, we look at the memories of a theater group with experience in this space, the Lobotomédia Cia de Humor. As a methodological path, interviews with artists and producers of the city were developed and data was collected from public archives, the official newspaper of the municipality, and online records from social networks and blogs. |
Palabras clave: | Produção Teatral História e Teatro Teatro Rondon Pacheco Uberlândia Theatrical Production History and Theatre Rondon Pacheco Theater |
Área (s) del CNPq: | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::TEATRO |
Tema: | Artes cênicas Teatro - Uberlândia (MG) Teatro - Produção e direção - Uberlândia (MG) Teatro brasileiro - Uberlândia (MG) |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editora: | Universidade Federal de Uberlândia |
Programa: | Programa de Pós-graduação em Artes Cênicas |
Cita: | SILVA, Camila Amuy. Teatros, muros e memórias - Percepção da produção teatral em Uberlândia (MG). 2023. 136 f. Dissertação (Mestrado em Artes Cênicas) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2023. DOI http://doi.org/10.14393/ufu.di.2023.8070 |
Identificador del documento: | http://doi.org/10.14393/ufu.di.2023.8070 |
URI: | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/38857 |
Fecha de defensa: | 8-mar-2023 |
Aparece en las colecciones: | DISSERTAÇÃO - Artes Cênicas |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
TeatrosMurosmMemórias.pdf | 3.48 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons