Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/38697
ORCID:  http://orcid.org/0009-0004-2245-780X
Tipo de documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Tipo de acceso: Acesso Aberto
Título: Espaços de aprendizagem inovadores e o ensino de botânica
Autor: Miranda, João Vitor Rocha
Primer orientador: Oliveira, Renata Carmo de
Primer miembro de la banca: Almeida, Ariádine Cristine de
Segundo miembro de la banca: Marinho, Rafaela Cabral
Resumen: O ensino sobre os vegetais encontra grandes desafios para sua abordagem e desenvolvimento, devido não somente a sua complexidade, mas também por questões metodológicas e dos espaços envolvidos no ensino. Este estudo tem como objetivo conhecer instituições educacionais relacionadas ao Movimento de Renovação educacional, denominadas de espaços de aprendizagem inovadores, e investigar a possibilidade que estes oferecem para o desenvolvimento do ensino de plantas, de forma mais significativa e envolvente para o estudante. A partir de uma pesquisa em Redes Sociais Virtuais e sites das respectivas escolas estudadas, buscou-se características na estrutura física e propostas pedagógicas e metodológicas, de quatro instituições listadas pelo MEC, como espaços educacionais que apresentam propostas ou ações de inovação na educação. Uma visita presencial e uma entrevista com a coordenadora educacional foi realizada em uma destas instituições, sediada em Uberlândia -MG. As propostas pedagógicas, filosóficas, atividades e projetos oferecidos nestes espaços revelaram o grande potencial para o desenvolvimento do conhecimento, entre eles o de botânica. Foi possível observar que os benefícios da prática educacional mais ativa, a variedade metodológica estão presentes em todas as escolas estudadas e ressaltam a importância dos espaços de aprendizagem inovadores. Os locais onde estão estabelecidas, imersas no ambiente natural, propiciam a aproximação de estudantes e professores com o universo das plantas, trabalhos coletivos e mais ecológicos, estimulam o uso dos sentidos, aprimoram a capacidade de observação e a promoção de práticas educacionais mais contextualizadas e significativas para os envolvidos no processo de ensino aprendizagem. Além disso, possibilitam o trabalho em grupo, o respeito pelo ambiente, por si e pelo outro, oferecendo um ensino mais humanizado. Todas estas características são de grande importância para aproximarmos as pessoas ao conhecimento sobre as plantas. Outro destaque se refere a oferta de cursos, vivências e trocas de experiências que garantem a formação contínua e permanente dos profissionais da educação, familiares e pessoas interessadas pela educação.
Palabras clave: Ensino
Aprendizagem significativa
Escolas inovadoras
Reino vegetal
Área (s) del CNPq: CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Cita: MIRANDA, João Vitor Rocha. Espaços de aprendizagem inovadores e o ensino de botânica. 2023. 28 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2023.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/38697
Fecha de defensa: 20-jun-2023
Aparece en las colecciones:TCC - Ciências Biológicas (Uberlândia)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
EspaçosAprendizagemInovadores.pdf271.92 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.