Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/38697
ORCID: | http://orcid.org/0009-0004-2245-780X |
Document type: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Access type: | Acesso Aberto |
Title: | Espaços de aprendizagem inovadores e o ensino de botânica |
Author: | Miranda, João Vitor Rocha |
First Advisor: | Oliveira, Renata Carmo de |
First member of the Committee: | Almeida, Ariádine Cristine de |
Second member of the Committee: | Marinho, Rafaela Cabral |
Summary: | O ensino sobre os vegetais encontra grandes desafios para sua abordagem e desenvolvimento, devido não somente a sua complexidade, mas também por questões metodológicas e dos espaços envolvidos no ensino. Este estudo tem como objetivo conhecer instituições educacionais relacionadas ao Movimento de Renovação educacional, denominadas de espaços de aprendizagem inovadores, e investigar a possibilidade que estes oferecem para o desenvolvimento do ensino de plantas, de forma mais significativa e envolvente para o estudante. A partir de uma pesquisa em Redes Sociais Virtuais e sites das respectivas escolas estudadas, buscou-se características na estrutura física e propostas pedagógicas e metodológicas, de quatro instituições listadas pelo MEC, como espaços educacionais que apresentam propostas ou ações de inovação na educação. Uma visita presencial e uma entrevista com a coordenadora educacional foi realizada em uma destas instituições, sediada em Uberlândia -MG. As propostas pedagógicas, filosóficas, atividades e projetos oferecidos nestes espaços revelaram o grande potencial para o desenvolvimento do conhecimento, entre eles o de botânica. Foi possível observar que os benefícios da prática educacional mais ativa, a variedade metodológica estão presentes em todas as escolas estudadas e ressaltam a importância dos espaços de aprendizagem inovadores. Os locais onde estão estabelecidas, imersas no ambiente natural, propiciam a aproximação de estudantes e professores com o universo das plantas, trabalhos coletivos e mais ecológicos, estimulam o uso dos sentidos, aprimoram a capacidade de observação e a promoção de práticas educacionais mais contextualizadas e significativas para os envolvidos no processo de ensino aprendizagem. Além disso, possibilitam o trabalho em grupo, o respeito pelo ambiente, por si e pelo outro, oferecendo um ensino mais humanizado. Todas estas características são de grande importância para aproximarmos as pessoas ao conhecimento sobre as plantas. Outro destaque se refere a oferta de cursos, vivências e trocas de experiências que garantem a formação contínua e permanente dos profissionais da educação, familiares e pessoas interessadas pela educação. |
Keywords: | Ensino Aprendizagem significativa Escolas inovadoras Reino vegetal |
Area (s) of CNPq: | CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS |
Language: | por |
Country: | Brasil |
Publisher: | Universidade Federal de Uberlândia |
Quote: | MIRANDA, João Vitor Rocha. Espaços de aprendizagem inovadores e o ensino de botânica. 2023. 28 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2023. |
URI: | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/38697 |
Date of defense: | 20-Jun-2023 |
Appears in Collections: | TCC - Ciências Biológicas (Uberlândia) |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
EspaçosAprendizagemInovadores.pdf | 271.92 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.