Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/38697
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorMiranda, João Vitor Rocha-
dc.date.accessioned2023-07-18T18:57:20Z-
dc.date.available2023-07-18T18:57:20Z-
dc.date.issued2023-06-20-
dc.identifier.citationMIRANDA, João Vitor Rocha. Espaços de aprendizagem inovadores e o ensino de botânica. 2023. 28 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/38697-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEnsinopt_BR
dc.subjectAprendizagem significativapt_BR
dc.subjectEscolas inovadoraspt_BR
dc.subjectReino vegetalpt_BR
dc.titleEspaços de aprendizagem inovadores e o ensino de botânicapt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Oliveira, Renata Carmo de-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9200145359223388pt_BR
dc.contributor.referee1Almeida, Ariádine Cristine de-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9104947767194284pt_BR
dc.contributor.referee2Marinho, Rafaela Cabral-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/9662366554146104pt_BR
dc.description.degreenameTrabalho de Conclusão de Curso (Graduação)pt_BR
dc.description.resumoO ensino sobre os vegetais encontra grandes desafios para sua abordagem e desenvolvimento, devido não somente a sua complexidade, mas também por questões metodológicas e dos espaços envolvidos no ensino. Este estudo tem como objetivo conhecer instituições educacionais relacionadas ao Movimento de Renovação educacional, denominadas de espaços de aprendizagem inovadores, e investigar a possibilidade que estes oferecem para o desenvolvimento do ensino de plantas, de forma mais significativa e envolvente para o estudante. A partir de uma pesquisa em Redes Sociais Virtuais e sites das respectivas escolas estudadas, buscou-se características na estrutura física e propostas pedagógicas e metodológicas, de quatro instituições listadas pelo MEC, como espaços educacionais que apresentam propostas ou ações de inovação na educação. Uma visita presencial e uma entrevista com a coordenadora educacional foi realizada em uma destas instituições, sediada em Uberlândia -MG. As propostas pedagógicas, filosóficas, atividades e projetos oferecidos nestes espaços revelaram o grande potencial para o desenvolvimento do conhecimento, entre eles o de botânica. Foi possível observar que os benefícios da prática educacional mais ativa, a variedade metodológica estão presentes em todas as escolas estudadas e ressaltam a importância dos espaços de aprendizagem inovadores. Os locais onde estão estabelecidas, imersas no ambiente natural, propiciam a aproximação de estudantes e professores com o universo das plantas, trabalhos coletivos e mais ecológicos, estimulam o uso dos sentidos, aprimoram a capacidade de observação e a promoção de práticas educacionais mais contextualizadas e significativas para os envolvidos no processo de ensino aprendizagem. Além disso, possibilitam o trabalho em grupo, o respeito pelo ambiente, por si e pelo outro, oferecendo um ensino mais humanizado. Todas estas características são de grande importância para aproximarmos as pessoas ao conhecimento sobre as plantas. Outro destaque se refere a oferta de cursos, vivências e trocas de experiências que garantem a formação contínua e permanente dos profissionais da educação, familiares e pessoas interessadas pela educação.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.courseCiências Biológicaspt_BR
dc.sizeorduration28pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS BIOLOGICASpt_BR
dc.orcid.putcode138932262-
Appears in Collections:TCC - Ciências Biológicas (Uberlândia)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
EspaçosAprendizagemInovadores.pdf271.92 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.