Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/38602
ORCID: | http://orcid.org/0009-0005-0930-8639 |
Document type: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Access type: | Acesso Aberto |
Title: | Glossário em libras do mapa do Triângulo Mineiro: Contribuições para o ensino de geografia para estudantes surdos |
Alternate title (s): | Glossary in libras of the Triângulo Mineiro map: Contributions to the teaching of geography for deaf students |
Author: | Cruz, Luciene do Nascimento da |
First Advisor: | Sampaio, Adriany de Ávila Melo |
First member of the Committee: | Oliveira, Paulo Sérgio de Jesus |
Second member of the Committee: | La Fuente, Adriano Rodrigues de Souza de |
Summary: | Esta Monografia tem como objetivo geral propor a construção de um Glossário em Libras do Mapa dos Municípios do Triângulo Mineiro, Minas Gerais, Brasil. Tem como propósito auxiliar no processo educativo dos estudantes Surdos embasado no Ensino de Geografia e mais precisamente na área de Cartografia Escolar. Os objetivos específicos são promover o ensino mais inclusivo com possibilidades de uma aula interativa, lúdica e que fomentasse os alunos Surdos pela busca de conhecimentos e aprendizado de novos sinais em Libras dos Municípios que estão presentes no Triângulo Mineiro. Como Metodologia da pesquisa, foram realizadas a Pesquisa Bibliográfica para a fundamentação teórica a fim de aprofundar mais sobre a temática, bem como a utilização da Pesquisa de Campo com entrevista com pessoas Surdas para encontrar os sinais existentes dos nomes dos Municípios da Mesorregião do Triângulo Mineiro, sendo esta Monografia considerada como Pesquisa Exploratória. Foram identificados dados sobre cada Município como, por exemplo: data comemorativa, uma síntese Histórica do Município, quais os Municípios limítrofes, o termo gentílico específico, área territorial e densidade demográfica de cada um deles com base no último censo disponível e publicado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE, 2010), dentre outros aspectos que foram apresentados no trabalho. Os resultados obtidos na pesquisa foram contemplados em sua maioria, visto que dos 35 Municípios, 23 foram identificados os sinais em Libras, e 12 sinais não, o que necessita maiores pesquisas. Todavia, espera-se que estes sinais sejam identificados pela Comunidade Surda em outras possibilidades de continuidade desta temática. Dessa forma, o trabalho, almeja contribuir com o ensino e a aprendizagem especialmente de estudantes Surdos e também poderá ser utilizado por demais pessoas como: professores bilíngues, professores de Geografia, tradutores/ intérpretes de Libras, Comunidade Surda em geral, estudantes ouvintes e todos que manifestarem interesse pela pesquisa. |
Abstract: | This Monograph has the general objective of proposing the construction of a Glossary in Libras of the Map of the Municipalities of Triângulo Mineiro, Minas Gerais, Brazil. Its purpose is to assist in the educational process of Deaf students based on the teaching of Geography and more precisely in the area of School Cartography. The specific objectives are to promote a more inclusive education with possibilities for an interactive, playful class that encourages Deaf students to seek knowledge and learn new signs in Libras in the Municipalities that are present in the Triângulo Mineiro. As a research methodology, a Bibliographic Research was carried out for the theoretical foundation in order to deepen more on the subject, as well as the use of Field Research with interviews with Deaf people to find the existing signs of the names of the Municipalities of the Mesoregion of the Triângulo Mineiro, this Monograph being considered as Exploratory Research. Data on each Municipality were identified, such as: commemorative date, a Historical summary of the Municipality, which are the neighboring Municipalities, the specific gentile term, territorial area and demographic density of each one of them based on the last census available and published by the Brazilian Institute of Geography and Statistics (IBGE, 2010), among other aspects that were presented in the work. The results obtained in the survey were mostly contemplated, since of the 35 municipalities, 23 signs were identified in Libras, and 12 signs were not, which requires further research. However, it is expected that these signs will be identified by the Deaf Community in other possibilities of continuity of this theme. In this way, the work aims to contribute to the teaching and learning especially of Deaf students and can also be used by other people such as: bilingual teachers, Geography teachers, Libras translators/interpreters, the Deaf Community in general, hearing students and all who express interest in the research. |
Keywords: | Educação geográfica Inclusão escolar Educação de surdos Cartografia escolar Língua brasileira de sinais Geographical education School inclusion Deaf education School cartography Brazilian sign language |
Area (s) of CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::GEOGRAFIA::GEOGRAFIA HUMANA |
Language: | por |
Country: | Brasil |
Publisher: | Universidade Federal de Uberlândia |
Quote: | CRUZ, Luciene do Nascimento da Cruz. Glossário em libras do mapa do Triângulo Mineiro: Contribuições para o ensino de geografia para estudantes surdos. 2023. 74 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2023. |
URI: | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/38602 |
Date of defense: | 27-Jun-2023 |
Appears in Collections: | TCC - Geografia |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
GlossárioLibrasMapa.pdf | TCC | 1.32 MB | Adobe PDF | View/Open |
This item is licensed under a Creative Commons License