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https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/38585
Tipo de documento: | Dissertação |
Tipo de acceso: | Acesso Aberto |
Título: | Saúde do trabalhador docente do ensino superior: implicações no contexto da pandemia pela Covid-19 |
Título (s) alternativo (s): | Higher education teaching worker health: implications in the context of the Covid-19 pandemic |
Autor: | Santos, Zelma José dos |
Primer orientador: | Gontijo, Liliane Parreira Tannús |
Primer miembro de la banca: | Elias, Marisa Aparecida |
Segundo miembro de la banca: | Abrão, Larissa Guimarães Martins |
Tercer miembro de la banca: | Miranda, Frank José Silveira |
Resumen: | Introdução: Considerando o prolongamento das medidas restritivas de isolamento social, em função da pandemia da COVID-19, nos anos de 2020 e 2021, e a incorporação progressiva de metodologias de ensino digitais, ocorrendo a transição das modalidades presencial para a remota emergencial online, no contexto da educação superior, e, por conseguinte, as mudanças no trabalho docente, destacando-se: a premência em investimentos tecnológicos e condições de acesso digital (intelectual e financeiro); o uso de tecnologias digitais; o desenvolvimento de novas habilidades; sobrecarga de trabalho; exigências institucionais com ênfase na produtividade; e uso de espaço comum para as atividades profissional e familiar, para além da reclusão e a privação do convívio social, tornou-se premente investigar se essas condições promoveram implicações na saúde desses profissionais. Objetivo: Compreender e avaliar a percepção docente sobre possíveis implicações em seu estado de saúde (física, emocional e psicológica), frente a mudança no método de ensino, do presencial para o remoto emergencial, durante a pandemia/isolamento pela COVID-19, vinculados as Instituições de Ensino Superior (IES) privadas, com cursos na área da saúde, estabelecidas na região do Triângulo Norte, Minas Gerais, Brasil. Metodologia: Abordagem qualitativa, mediante análise de discurso. Utilizouse a técnica do Grupo Focal (GF) e, adicionalmente, aplicou-se um questionário socioprofissional e demográfico. A população alvo do estudo foi de docentes, de cursos de graduação da área da saúde, no formato presencial (e remoto emergencial), de IES privadas, dentre eles: medicina, odontologia, medicina veterinária, enfermagem e fisioterapia. A amostra do referido GF foi intencional e composta por 8 (oito) docentes. Resultados: A maioria dos docentes eram mulheres, casadas, com idades variando entre 30 e 59 anos de idade, sem filhos, com mais de 10 anos da graduação e com titulação de mestre. 100% dos docentes estavam sob regime da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) e a maioria trabalha até 20h semanais com a docência. 50% exercia outra atividade remunerada, além das aulas e a maioria tem participação preponderante na vida econômica da família. Observou-se alteração na rotina dos docentes, incluindo aumento da carga de trabalho. A maioria dos docentes afirmou ter recebido cursos e treinamentos, por parte das IES, para preparação das aulas remotas. No que tange aos medos e receios percebidos no período pandêmico, relatou-se, principalmente, o temor de perder o emprego. Em relação à saúde, os docentes citaram aumento da inatividade física, má qualidade do sono, aumento do uso de álcool e prejuízos na saúde mental. Considerações Finais: Nesse cenário de pandemia/isolamento, o docente teve que ressignificar seus conhecimentos e seu processo de trabalho, para além da reclusão, frente a eminência do adoecimento pela COVID-19 e a privação do convívio social, sendo que referente ao adoecimento docente, podemos afirmar que houveram prejuízos na saúde física e mental frente à situação e o tipo de trabalho que cresceu e demandou novas habilidades, respectivamente. Novas pesquisas fazem-se necessário buscando estimular e fortalecer subsídios para políticas públicas, que objetivem melhora da qualidade de vida no trabalho do docente. |
Abstract: | Introduction: Considering the extension of restrictive measures of social isolation, due to the COVID-19 pandemic, in the years 2020 and 2021, and the progressive incorporation of digital teaching methodologies, with the transition from face-to-face modalities to online emergency remote, in the context of higher education, and, consequently, changes in teaching work, highlighting: the urgency in technological investments and digital access conditions (intellectual and financial); the use of digital technologies; the development of new skills; work overload; tolerant demands with pressure on productivity; and use of common space for professional and family activities, in addition to seclusion and deprivation of social life, it became urgent to investigate whether these conditions promoted instruction in the health of these professionals. Objective: To understand and evaluate the teaching perception of potential executives in their state of health (physical, emotional and psychological), in view of the change in the teaching method, from face-to-face to remote emergency, during the pandemic/isolation by COVID-19, linked private Higher Education Institutions (HEIs), with courses in the health area, restricted to the North Triangle region, Minas Gerais, Brazil. Methodology: Qualitative approach, through discourse analysis. The Focus Group (GF) technique was used and, additionally, a socio-professional and demographic conversation was applied. The target population of the study was professors, undergraduate courses in the health area, in the face-toface format (and emergency remote), from private HEIs, among them: medicine, dentistry, veterinary medicine, nursing and physiotherapy. The sample of the referred FG was intentional and composed of 8 (eight) professors. Results: Most professors were women, married, aged between 30 and 59 years old, without children, with more than 10 years since graduation and with a master's degree. 100% of the teachers were under the Consolidation of Labor Laws (CLT) regime and most worked up to 20 hours a week with teaching. 50% had another remunerated activity, in addition to classes and the majority have a preponderant participation in the economic life of the family. Note the change in the teachers' routine, including the increased workload. Most professors claimed to have received courses and training from HEIs to prepare for remote classes. With regard to fears and receipts perceived in the pandemic period, the fear of losing one's job was mainly reported. Regarding health, professors mentioned increased physical inactivity, poor sleep quality, increased alcohol use and mental health impairments. Conclusions: In this pandemic/isolation scenario, teachers had to reframe their knowledge and their work process, in addition to seclusion, in view of the imminence of illness due to COVID-19 and the deprivation of social interaction, with reference to the illness of teachers. We can say that there were losses in physical and mental health due to the situationand the type of work that grew and required new skills, respectively. New research is needed to seek to stimulate and strengthen public policies that aim to improve the quality of life at work for teachers. |
Palabras clave: | Docentes Instituições de Ensino Superior COVID-19 Saúde do Trabalhador Teachers Higher education institutions COVID-19 Worker's health |
Área (s) del CNPq: | CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE |
Tema: | Geografia médica COVID-19, Pandemia de, 2020- Educação - Estudo e ensino (Superior) - Programas de atividades Professores - Estresse ocupacional Educação - Estudo e ensino (Superior) - Recursos eletrônicos de informação |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editora: | Universidade Federal de Uberlândia |
Programa: | Programa de Pós-graduação em Saúde Ambiental e Saúde do Trabalhador (Mestrado Profissional) |
Cita: | SANTOS, Zelma José dos. Saúde do trabalhador docente do ensino superior: implicações no contexto da pandemia pela Covid-19. 2023. 96 f. Dissertação (Mestrado) - Universidade Federal de Uberlândia, 2023. DOI http://doi.org/10.14393/ufu.di.2023.311 |
Identificador del documento: | http://doi.org/10.14393/ufu.di.2023.311 |
URI: | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/38585 |
Fecha de defensa: | 23-jun-2023 |
Aparece en las colecciones: | DISSERTAÇÃO - Saúde Ambiental e Saúde do Trabalhador (Mestrado Profissional) |
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