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https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/38584
ORCID: | http://orcid.org/0009-0004-4828-5479 |
Tipo do documento: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
Título: | Práticas docentes de acolhimento e inclusão: por uma sala de aula inclusiva para alunos com deficiência |
Autor(es): | Côrtes, Luana Aparecida |
Primeiro orientador: | Barbieri, Rafaela Costa Cruz |
Primeiro membro da banca: | Peixoto, Janine Cecília Gonçalves |
Segundo membro da banca: | Oliveira, Miriam Tiemi Takimura |
Resumo: | O presente trabalho de conclusão de curso teve como objetivo compreender como as práticas docentes podem contribuir com a inclusão dentro do âmbito educacional da Universidade Federal de Uberlândia, especificamente de alunos com deficiência, na FAGEN/UFU dos cursos de Administração, Administração Pública e Gestão da Informação. O intuito foi analisar como as práticas docentes defronte aos desafios enfrentados por alunos com deficiência, podem minimizar os aspectos negativos que as limitações trazem, principalmente num espaço de preconceito. Assim, realizou-se uma pesquisa aplicada qualitativa descritiva de dois projetos que compõem os esforços na universidade para inclusão de pessoas com deficiência, em especial alunos. Um deles desenvolvido em 2020, em forma de Projeto de Apoio Especial para alunos com deficiência durante o período de ensino remoto emergencial, com atividades de tutoria e suporte; e outro durante o ano de 2022, como Projeto de Ensino “Práticas docentes de acolhimento e inclusão - por uma sala de aula inclusiva”, específico para a educação inclusiva, com participação total de 21 (vinte e um) discentes, a tratar de cinco diversidades, em especial a PcD. A partir da experiência vivenciada durante o período das oficinas, rodas de conversa, mesas dialogadas e palestras, no segundo projeto, ficou evidente que o processo de formação docente contribui com o desenvolvimento dos discentes, principalmente no que diz respeito a construção de um espaço empático, sensível, consciente e solidário. Sobretudo, ressalta-se que a educação inclusiva é direito de todos, cabendo assim a união entre professores, administração e colegas de aula para que seja consolidada, assegurando a dignidade da pessoa humana. |
Palavras-chave: | Inclusão Universidade Acolhimento Formação docente |
Área(s) do CNPq: | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editora: | Universidade Federal de Uberlândia |
Referência: | CÔRTES, Luana Aparecida. Práticas docentes de acolhimento e inclusão: por uma sala de aula inclusiva para alunos com deficiência. 2023. 45 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2023. |
URI: | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/38584 |
Data de defesa: | 27-Jun-2023 |
Aparece nas coleções: | TCC - Administração |
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