Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/38584
ORCID:  http://orcid.org/0009-0004-4828-5479
Document type: Trabalho de Conclusão de Curso
Access type: Acesso Aberto
Title: Práticas docentes de acolhimento e inclusão: por uma sala de aula inclusiva para alunos com deficiência
Author: Côrtes, Luana Aparecida
First Advisor: Barbieri, Rafaela Costa Cruz
First member of the Committee: Peixoto, Janine Cecília Gonçalves
Second member of the Committee: Oliveira, Miriam Tiemi Takimura
Summary: O presente trabalho de conclusão de curso teve como objetivo compreender como as práticas docentes podem contribuir com a inclusão dentro do âmbito educacional da Universidade Federal de Uberlândia, especificamente de alunos com deficiência, na FAGEN/UFU dos cursos de Administração, Administração Pública e Gestão da Informação. O intuito foi analisar como as práticas docentes defronte aos desafios enfrentados por alunos com deficiência, podem minimizar os aspectos negativos que as limitações trazem, principalmente num espaço de preconceito. Assim, realizou-se uma pesquisa aplicada qualitativa descritiva de dois projetos que compõem os esforços na universidade para inclusão de pessoas com deficiência, em especial alunos. Um deles desenvolvido em 2020, em forma de Projeto de Apoio Especial para alunos com deficiência durante o período de ensino remoto emergencial, com atividades de tutoria e suporte; e outro durante o ano de 2022, como Projeto de Ensino “Práticas docentes de acolhimento e inclusão - por uma sala de aula inclusiva”, específico para a educação inclusiva, com participação total de 21 (vinte e um) discentes, a tratar de cinco diversidades, em especial a PcD. A partir da experiência vivenciada durante o período das oficinas, rodas de conversa, mesas dialogadas e palestras, no segundo projeto, ficou evidente que o processo de formação docente contribui com o desenvolvimento dos discentes, principalmente no que diz respeito a construção de um espaço empático, sensível, consciente e solidário. Sobretudo, ressalta-se que a educação inclusiva é direito de todos, cabendo assim a união entre professores, administração e colegas de aula para que seja consolidada, assegurando a dignidade da pessoa humana.
Keywords: Inclusão
Universidade
Acolhimento
Formação docente
Area (s) of CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS
Language: por
Country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Uberlândia
Quote: CÔRTES, Luana Aparecida. Práticas docentes de acolhimento e inclusão: por uma sala de aula inclusiva para alunos com deficiência. 2023. 45 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2023.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/38584
Date of defense: 27-Jun-2023
Appears in Collections:TCC - Administração

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
PráticasDocentesAcolhimento.pdf1.26 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons