Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/38584
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorCôrtes, Luana Aparecida-
dc.date.accessioned2023-07-12T14:26:43Z-
dc.date.available2023-07-12T14:26:43Z-
dc.date.issued2023-06-27-
dc.identifier.citationCÔRTES, Luana Aparecida. Práticas docentes de acolhimento e inclusão: por uma sala de aula inclusiva para alunos com deficiência. 2023. 45 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/38584-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/us/*
dc.subjectInclusãopt_BR
dc.subjectUniversidadept_BR
dc.subjectAcolhimentopt_BR
dc.subjectFormação docentept_BR
dc.titlePráticas docentes de acolhimento e inclusão: por uma sala de aula inclusiva para alunos com deficiênciapt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Barbieri, Rafaela Costa Cruz-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4469294908616365pt_BR
dc.contributor.referee1Peixoto, Janine Cecília Gonçalves-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0644353498340485pt_BR
dc.contributor.referee2Oliveira, Miriam Tiemi Takimura-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/8825486223119687pt_BR
dc.description.degreenameTrabalho de Conclusão de Curso (Graduação)pt_BR
dc.description.resumoO presente trabalho de conclusão de curso teve como objetivo compreender como as práticas docentes podem contribuir com a inclusão dentro do âmbito educacional da Universidade Federal de Uberlândia, especificamente de alunos com deficiência, na FAGEN/UFU dos cursos de Administração, Administração Pública e Gestão da Informação. O intuito foi analisar como as práticas docentes defronte aos desafios enfrentados por alunos com deficiência, podem minimizar os aspectos negativos que as limitações trazem, principalmente num espaço de preconceito. Assim, realizou-se uma pesquisa aplicada qualitativa descritiva de dois projetos que compõem os esforços na universidade para inclusão de pessoas com deficiência, em especial alunos. Um deles desenvolvido em 2020, em forma de Projeto de Apoio Especial para alunos com deficiência durante o período de ensino remoto emergencial, com atividades de tutoria e suporte; e outro durante o ano de 2022, como Projeto de Ensino “Práticas docentes de acolhimento e inclusão - por uma sala de aula inclusiva”, específico para a educação inclusiva, com participação total de 21 (vinte e um) discentes, a tratar de cinco diversidades, em especial a PcD. A partir da experiência vivenciada durante o período das oficinas, rodas de conversa, mesas dialogadas e palestras, no segundo projeto, ficou evidente que o processo de formação docente contribui com o desenvolvimento dos discentes, principalmente no que diz respeito a construção de um espaço empático, sensível, consciente e solidário. Sobretudo, ressalta-se que a educação inclusiva é direito de todos, cabendo assim a união entre professores, administração e colegas de aula para que seja consolidada, assegurando a dignidade da pessoa humana.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.courseAdministraçãopt_BR
dc.sizeorduration45pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADASpt_BR
dc.orcid.putcode138590541-
Appears in Collections:TCC - Administração

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
PráticasDocentesAcolhimento.pdf1.26 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons