Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/38578
Tipo do documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Título: Aquilo que toca e mobiliza nos encontros com a educação: Experiência no desenvolvimento e aplicação de material didático para o ensino de história nas escolas públicas
Autor(es): Oliveira, Lucas Freitas
Primeiro orientador: Cunha, Nara Rúbia de Carvalho
Primeiro membro da banca: Morais, Sérgio Paulo
Segundo membro da banca: Ferreira, Bráulio Severino
Resumo: Este artigo se constrói como memorial de experiência com o ambiente escolar de um docente em formação, seguindo um eixo de discussão sobre a produção de materiais didáticos para o ensino de história. Os materiais foram produzidos e aplicados a partir de componentes curriculares da Graduação em História, na modalidade Licenciatura, sendo eles: Projeto Interdisciplinar (PROINTER) II e III e os Estágios Supervisionados de Regência. PROINTER II e III ocorreram durante a pandemia de Covid-19, enquanto vigorava o ambiente remoto, tanto na faculdade quanto nas escolas de ensino básico, ao passo que os Estágios Supervisionados foram cursados presencialmente. O objetivo deste trabalho, enquanto relato crítico de experiências, é colaborar com reflexões sobre a relação teórica e prática da formação de professores de história e a produção de materiais didáticos. Com as possibilidades e limitações enfrentadas de sua aplicação, de modo a investigar a complexidade da profissão e os caminhos que preparam para a educação em escolas públicas. Para analisar a prática ao longo do processo de formação, foi utilizada como referência o conceito de experiência, na perspectiva de Jorge Larrosa Bondía, que propõe a experiência como os acontecimentos que tocam, que formam e que transformam o sujeito. Na trajetória reflexiva soma-se contribuições de pesquisadores do campo do ensino de história, na abordagem da formação docente, da produção de materiais didáticos e dos sentidos do ensino e aprendizagem da história na atualidade. Autores que auxiliam na elaboração e análise desses materiais que foram produzidos, bem como ressaltam a importância da interação entre professor e alunos e também apresentam caminhos para repensar o ensino de história a partir de uma nova perspectiva, abandonando qualquer proposição utilitarista.
Abstract: This article talks about experiences with the school environment, while graduating to be a teacher, using the discussion about production of didactic materials for teaching history as an axis. The materials were produced and applied during curricular components of the degree in History as a professor, which are PROINTER I and II (Interdisciplinary Project) and the Supervised Internships. PROINTER I and II occurred during the Covid-19 pandemic, when virtual classes happened in the University and the Schools, afterwards Supervised Internships were attended in person. The objective of this work, as an experience report, is to collaborate with reflections between theory and practice in professors’ academic educations in History degree and the production of didactic materials. From the possibilities and limitations faced in its application, in order to investigate the complexity of professional life and the paths that prepare for teaching in public schools. To analyze the practice throughout the formation, the concept pf experience used was based in Jorge Larrosa Bomdía’s perspective, that considers experience as the events that touch, form and transform people. This reflexive path had contributions from researchers, whose fields of history teaching are used with the objective of helping teacher training in different areas like production of didactic materials and the meanings of teaching and learning history. So, these authors helped the elaboration and analysis of the lived experiences as well as emphasize the importance of the contact between teachers and students in ways to rethink the teaching of history from a new perspective, abandoning any utilitarian proposition.
Palavras-chave: Experiência
Experience
Ensino de história
History teaching
Material didático
Didactic material
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Referência: OLIVEIRA, Lucas Freitas. Aquilo que toca e mobiliza nos encontros com a educação: Experiência no desenvolvimento e aplicação de material didático para o ensino de história nas escolas públicas. 2023. 51 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2023.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/38578
Data de defesa: 23-Jun-2023
Aparece nas coleções:TCC - História

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
AquiloTocaMobiliza.pdfTCC1.76 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.