Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/38578
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorOliveira, Lucas Freitas-
dc.date.accessioned2023-07-11T19:16:56Z-
dc.date.available2023-07-11T19:16:56Z-
dc.date.issued2023-06-23-
dc.identifier.citationOLIVEIRA, Lucas Freitas. Aquilo que toca e mobiliza nos encontros com a educação: Experiência no desenvolvimento e aplicação de material didático para o ensino de história nas escolas públicas. 2023. 51 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/38578-
dc.description.abstractThis article talks about experiences with the school environment, while graduating to be a teacher, using the discussion about production of didactic materials for teaching history as an axis. The materials were produced and applied during curricular components of the degree in History as a professor, which are PROINTER I and II (Interdisciplinary Project) and the Supervised Internships. PROINTER I and II occurred during the Covid-19 pandemic, when virtual classes happened in the University and the Schools, afterwards Supervised Internships were attended in person. The objective of this work, as an experience report, is to collaborate with reflections between theory and practice in professors’ academic educations in History degree and the production of didactic materials. From the possibilities and limitations faced in its application, in order to investigate the complexity of professional life and the paths that prepare for teaching in public schools. To analyze the practice throughout the formation, the concept pf experience used was based in Jorge Larrosa Bomdía’s perspective, that considers experience as the events that touch, form and transform people. This reflexive path had contributions from researchers, whose fields of history teaching are used with the objective of helping teacher training in different areas like production of didactic materials and the meanings of teaching and learning history. So, these authors helped the elaboration and analysis of the lived experiences as well as emphasize the importance of the contact between teachers and students in ways to rethink the teaching of history from a new perspective, abandoning any utilitarian proposition.pt_BR
dc.description.sponsorshipPesquisa sem auxílio de agências de fomentopt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectExperiênciapt_BR
dc.subjectExperiencept_BR
dc.subjectEnsino de históriapt_BR
dc.subjectHistory teachingpt_BR
dc.subjectMaterial didáticopt_BR
dc.subjectDidactic materialpt_BR
dc.titleAquilo que toca e mobiliza nos encontros com a educação: Experiência no desenvolvimento e aplicação de material didático para o ensino de história nas escolas públicaspt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Cunha, Nara Rúbia de Carvalho-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4787129577624171pt_BR
dc.contributor.referee1Morais, Sérgio Paulo-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1338723525544602pt_BR
dc.contributor.referee2Ferreira, Bráulio Severino-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/8651580390526273pt_BR
dc.description.degreenameTrabalho de Conclusão de Curso (Graduação)pt_BR
dc.description.resumoEste artigo se constrói como memorial de experiência com o ambiente escolar de um docente em formação, seguindo um eixo de discussão sobre a produção de materiais didáticos para o ensino de história. Os materiais foram produzidos e aplicados a partir de componentes curriculares da Graduação em História, na modalidade Licenciatura, sendo eles: Projeto Interdisciplinar (PROINTER) II e III e os Estágios Supervisionados de Regência. PROINTER II e III ocorreram durante a pandemia de Covid-19, enquanto vigorava o ambiente remoto, tanto na faculdade quanto nas escolas de ensino básico, ao passo que os Estágios Supervisionados foram cursados presencialmente. O objetivo deste trabalho, enquanto relato crítico de experiências, é colaborar com reflexões sobre a relação teórica e prática da formação de professores de história e a produção de materiais didáticos. Com as possibilidades e limitações enfrentadas de sua aplicação, de modo a investigar a complexidade da profissão e os caminhos que preparam para a educação em escolas públicas. Para analisar a prática ao longo do processo de formação, foi utilizada como referência o conceito de experiência, na perspectiva de Jorge Larrosa Bondía, que propõe a experiência como os acontecimentos que tocam, que formam e que transformam o sujeito. Na trajetória reflexiva soma-se contribuições de pesquisadores do campo do ensino de história, na abordagem da formação docente, da produção de materiais didáticos e dos sentidos do ensino e aprendizagem da história na atualidade. Autores que auxiliam na elaboração e análise desses materiais que foram produzidos, bem como ressaltam a importância da interação entre professor e alunos e também apresentam caminhos para repensar o ensino de história a partir de uma nova perspectiva, abandonando qualquer proposição utilitarista.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.courseHistóriapt_BR
dc.sizeorduration51pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIApt_BR
Appears in Collections:TCC - História

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
AquiloTocaMobiliza.pdfTCC1.76 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.