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ORCID:  http://orcid.org/0009-0007-2693-2884
Tipo do documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Título: Práticas homofóbicas na aula de canto: um estudo sobre experiências heteronormativas na formação de professores gays de canto
Autor(es): Jesus, Rodrigo Nunes De Oliveira
Primeiro orientador: Gonçalves, Lilia Neves
Primeiro membro da banca: Marques, Jaqueline Soares
Segundo membro da banca: Morato, Cintia Thais
Resumo: Este trabalho de conclusão de curso aborda as questões de gênero e sexualidade na educação musical, com foco nas práticas heteronormativas presentes na aula de canto. O objetivo é compreender as experiências heteronormativas, bem como práticas homofóbicas, vividas por professores gays de canto na aula de canto durante sua formação. Para alcançar o objetivo proposto, o procedimento de levantamento de dados adotado, nesta pesquisa, foi o da entrevista, que é considerada uma técnica importante para estudos de cunho qualitativo e tem como base a interação entre pesquisador e pesquisado como forma de compreender o fenômeno social a ser estudado. Este trabalho parte da ideia da música como prática social (SOUZA, 2004), das bases da construção social de gênero nas práticas vocais (CALDEIRA, 2021), bem como da relação educação musical, gênero e sexualidade (OLIVEIRA, 2022). A pesquisa analisa os padrões vocais masculinos socialmente estabelecidos, a pluralidade de comportamentos vocais para além dos aspectos biológicos, as circunstâncias das experiências homofóbicas e os elementos músico-vocais característicos das práticas heteronormativas. Foi essencial abordar as questões de gênero e sexualidade que são construídas socialmente, para compreender as experiências tanto heteronormativas quanto homofóbicas vividas por professores gays de canto durante o período de formação como cantores. Esse estudo busca ampliar e repensar metodologias e pedagogias vocais para além do bel canto, de forma mais inclusiva. As experiências homofóbicas vividas por cantores gays e professores de canto LGBTQIA+ destacam a necessidade de combater a discriminação e o preconceito na educação musical e, especificamente nesse estudo, na pedagogia vocal. Isso requer a conscientização e o engajamento dos professores de canto na desconstrução de padrões de masculinidade e na criação de um ambiente seguro e acolhedor dos estudantes de canto.
Palavras-chave: Heteronormatividade
Homofobia
Pedagogia vocal
Educação musical
Gênero e sexualidade
Canto
Gênero e sexualidade
Educação musical
Área(s) do CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::MUSICA::CANTO
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Referência: JESUS, Rodrigo Nunes de Oliveira. Práticas homofóbicas na aula de canto: um estudo sobre experiências heteronormativas na formação de professores gays de canto. 2023. 89 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Música) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2023.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/38548
Data de defesa: 27-Jun-2023
Aparece nas coleções:TCC - Música

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