Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/38548
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorJesus, Rodrigo Nunes De Oliveira-
dc.date.accessioned2023-07-11T11:55:53Z-
dc.date.available2023-07-11T11:55:53Z-
dc.date.issued2023-06-27-
dc.identifier.citationJESUS, Rodrigo Nunes de Oliveira. Práticas homofóbicas na aula de canto: um estudo sobre experiências heteronormativas na formação de professores gays de canto. 2023. 89 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Música) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/38548-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectHeteronormatividadept_BR
dc.subjectHomofobiapt_BR
dc.subjectPedagogia vocalpt_BR
dc.subjectEducação musicalpt_BR
dc.subjectGênero e sexualidadept_BR
dc.subjectCantopt_BR
dc.subjectGênero e sexualidadept_BR
dc.subjectEducação musicalpt_BR
dc.titlePráticas homofóbicas na aula de canto: um estudo sobre experiências heteronormativas na formação de professores gays de cantopt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Gonçalves, Lilia Neves-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2899680917014460pt_BR
dc.contributor.referee1Marques, Jaqueline Soares-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0183785831384933pt_BR
dc.contributor.referee2Morato, Cintia Thais-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/1504915383320639pt_BR
dc.description.degreenameTrabalho de Conclusão de Curso (Graduação)pt_BR
dc.description.resumoEste trabalho de conclusão de curso aborda as questões de gênero e sexualidade na educação musical, com foco nas práticas heteronormativas presentes na aula de canto. O objetivo é compreender as experiências heteronormativas, bem como práticas homofóbicas, vividas por professores gays de canto na aula de canto durante sua formação. Para alcançar o objetivo proposto, o procedimento de levantamento de dados adotado, nesta pesquisa, foi o da entrevista, que é considerada uma técnica importante para estudos de cunho qualitativo e tem como base a interação entre pesquisador e pesquisado como forma de compreender o fenômeno social a ser estudado. Este trabalho parte da ideia da música como prática social (SOUZA, 2004), das bases da construção social de gênero nas práticas vocais (CALDEIRA, 2021), bem como da relação educação musical, gênero e sexualidade (OLIVEIRA, 2022). A pesquisa analisa os padrões vocais masculinos socialmente estabelecidos, a pluralidade de comportamentos vocais para além dos aspectos biológicos, as circunstâncias das experiências homofóbicas e os elementos músico-vocais característicos das práticas heteronormativas. Foi essencial abordar as questões de gênero e sexualidade que são construídas socialmente, para compreender as experiências tanto heteronormativas quanto homofóbicas vividas por professores gays de canto durante o período de formação como cantores. Esse estudo busca ampliar e repensar metodologias e pedagogias vocais para além do bel canto, de forma mais inclusiva. As experiências homofóbicas vividas por cantores gays e professores de canto LGBTQIA+ destacam a necessidade de combater a discriminação e o preconceito na educação musical e, especificamente nesse estudo, na pedagogia vocal. Isso requer a conscientização e o engajamento dos professores de canto na desconstrução de padrões de masculinidade e na criação de um ambiente seguro e acolhedor dos estudantes de canto.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.courseMúsicapt_BR
dc.sizeorduration89pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::MUSICA::CANTOpt_BR
dc.orcid.putcode138517877-
Appears in Collections:TCC - Música

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
PráticasHomofóbicasAula.pdfPráticas homofóbicas na aula de canto: um estudo sobre experiências heteronormativas na formação de professores gays de canto841.2 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.