Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/38548Registro completo de metadatos
| Campo DC | Valor | Lengua/Idioma |
|---|---|---|
| dc.creator | Jesus, Rodrigo Nunes De Oliveira | - |
| dc.date.accessioned | 2023-07-11T11:55:53Z | - |
| dc.date.available | 2023-07-11T11:55:53Z | - |
| dc.date.issued | 2023-06-27 | - |
| dc.identifier.citation | JESUS, Rodrigo Nunes de Oliveira. Práticas homofóbicas na aula de canto: um estudo sobre experiências heteronormativas na formação de professores gays de canto. 2023. 89 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Música) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2023. | pt_BR |
| dc.identifier.uri | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/38548 | - |
| dc.language | por | pt_BR |
| dc.publisher | Universidade Federal de Uberlândia | pt_BR |
| dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
| dc.subject | Heteronormatividade | pt_BR |
| dc.subject | Homofobia | pt_BR |
| dc.subject | Pedagogia vocal | pt_BR |
| dc.subject | Educação musical | pt_BR |
| dc.subject | Gênero e sexualidade | pt_BR |
| dc.subject | Canto | pt_BR |
| dc.subject | Gênero e sexualidade | pt_BR |
| dc.subject | Educação musical | pt_BR |
| dc.title | Práticas homofóbicas na aula de canto: um estudo sobre experiências heteronormativas na formação de professores gays de canto | pt_BR |
| dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
| dc.contributor.advisor1 | Gonçalves, Lilia Neves | - |
| dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/2899680917014460 | pt_BR |
| dc.contributor.referee1 | Marques, Jaqueline Soares | - |
| dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/0183785831384933 | pt_BR |
| dc.contributor.referee2 | Morato, Cintia Thais | - |
| dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/1504915383320639 | pt_BR |
| dc.description.degreename | Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) | pt_BR |
| dc.description.resumo | Este trabalho de conclusão de curso aborda as questões de gênero e sexualidade na educação musical, com foco nas práticas heteronormativas presentes na aula de canto. O objetivo é compreender as experiências heteronormativas, bem como práticas homofóbicas, vividas por professores gays de canto na aula de canto durante sua formação. Para alcançar o objetivo proposto, o procedimento de levantamento de dados adotado, nesta pesquisa, foi o da entrevista, que é considerada uma técnica importante para estudos de cunho qualitativo e tem como base a interação entre pesquisador e pesquisado como forma de compreender o fenômeno social a ser estudado. Este trabalho parte da ideia da música como prática social (SOUZA, 2004), das bases da construção social de gênero nas práticas vocais (CALDEIRA, 2021), bem como da relação educação musical, gênero e sexualidade (OLIVEIRA, 2022). A pesquisa analisa os padrões vocais masculinos socialmente estabelecidos, a pluralidade de comportamentos vocais para além dos aspectos biológicos, as circunstâncias das experiências homofóbicas e os elementos músico-vocais característicos das práticas heteronormativas. Foi essencial abordar as questões de gênero e sexualidade que são construídas socialmente, para compreender as experiências tanto heteronormativas quanto homofóbicas vividas por professores gays de canto durante o período de formação como cantores. Esse estudo busca ampliar e repensar metodologias e pedagogias vocais para além do bel canto, de forma mais inclusiva. As experiências homofóbicas vividas por cantores gays e professores de canto LGBTQIA+ destacam a necessidade de combater a discriminação e o preconceito na educação musical e, especificamente nesse estudo, na pedagogia vocal. Isso requer a conscientização e o engajamento dos professores de canto na desconstrução de padrões de masculinidade e na criação de um ambiente seguro e acolhedor dos estudantes de canto. | pt_BR |
| dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
| dc.publisher.course | Música | pt_BR |
| dc.sizeorduration | 89 | pt_BR |
| dc.subject.cnpq | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::MUSICA::CANTO | pt_BR |
| dc.orcid.putcode | 138517877 | - |
| Aparece en las colecciones: | TCC - Música | |
Ficheros en este ítem:
| Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| PráticasHomofóbicasAula.pdf | Práticas homofóbicas na aula de canto: um estudo sobre experiências heteronormativas na formação de professores gays de canto | 841.2 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.
