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Tipo do documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Título: Política antitruste em mercados digitais: o caso das Big Techs
Autor(es): Nunes, Caio Juliano Correa de Oliveira
Primeiro orientador: Paula, Germano Mendes de
Primeiro membro da banca: Avellar, Ana Paula Macedo de
Segundo membro da banca: Queiroz, Sabrina Faria de
Resumo: A política antitruste em mercados digitais é um tema cada vez mais importante no debate acadêmico. Nos últimos anos, com a ascensão cada vez maior de um grupo seleto de empresas, as chamadas Big Techs, não apenas os mercados foram afetados, mas também a vida de quem as utiliza. Diante disso, o objetivo deste trabalho é analisar e compreender como está sendo realizada a defesa da concorrência em mercados digitais, mostrando os principais desafios que são impostos, devidos às características únicas que distinguem tais mercados dos demais. Para a realização do trabalho, foi feita uma revisão teórica da política antitruste tradicional e seu ferramental básico, além da apresentação de das principais particularidades do contexto digital, que serão ainda mais evidenciadas em quatro estudos de caso, utilizando exemplos que envolvem grandes empresas, como: Microsoft, Apple, Amazon e Facebook, de formar a mostrar como as autoridades antitruste estão lidando com o tema e como as empresas estão reagindo a isso.
Abstract: The antitrust policy in digital markets is an increasingly important topic in academic discourse. In recent years, with the growing dominance of a select group of companies known as Big Techs, not only have markets been affected, but also the lives of their users. Therefore, the aim of this study is to analyze and comprehend the enforcement of competition in digital markets, highlighting the primary challenges posed by the unique characteristics that distinguish these markets from others. To accomplish this objective, a theoretical review of traditional antitrust policy and its fundamental framework was conducted, along with an examination of the key peculiarities of the digital context, which will be further highlighted in four case studies involving major companies such as Microsoft, Apple, Amazon, and Facebook. These case studies aim to demonstrate how antitrust authorities are addressing the issue and how companies are reacting to it.
Palavras-chave: Política antitruste
Mercados digitais
Efeitos de rede
Big Techs
Condutas anticompetitivas
Controle de estrutura
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ECONOMIA::ECONOMIA INDUSTRIAL
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Referência: NUNES, Caio Juliano Correa de Oliveira. Política antitruste em mercados digitais: o caso das Big Techs. 2023. 52 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Econômicas) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2023.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/38520
Data de defesa: 27-Jun-2023
Aparece nas coleções:TCC - Ciências Econômicas

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