Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/38492
Tipo do documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Título: Tendências pedagógicas de José Carlos Libâneo aplicadas à um curso de extensão no formato remoto
Autor(es): Soares, Jucelino dos Santos
Primeiro orientador: Teixeira, Alexandre
Primeiro membro da banca: Silva, Elder Thomaz da
Segundo membro da banca: Gonçalves, Lilia Neves
Resumo: Este trabalho começou a ser idealizado no ano de 2020, durante o início da pandemia de COVID-19, quando o Prof. Ms. Alexandre Teixeira iniciou um projeto de extensão para prestar serviços à comunidade, que foi replicado no ano seguinte. Neste projeto foram lecionadas aulas de trombone por via remota para pessoas de diversas localidades do Brasil. Antes do início do projeto o Prof. Ms. Alexandre havia comentado comigo sobre a falta de pesquisas na área pedagógica do trombone, por esta razão desde o início do curso de extensão começamos a confeccionar relatórios das aulas ministradas com o plano de desenvolver alguma pesquisa sobre essa temática. Portanto, este estudo tem como objetivo a análise pedagógica das aulas de trombone realizadas por via remota das duas edições do curso de extensão ofertada pelo Prof. Ms. Alexandre Teixeira. Para realizar esta pesquisa, recorremos a dois autores principais, sobre os quais baseamos nosso referencial teórico: José Carlos Libâneo e Antônio Henrique Seixas de Oliveira. Libâneo é um importante teórico da educação no Brasil e dele retiramos os conceitos sobre as tendências pedagógicas utilizadas em sala. Oliveira realizou um trabalho de análise sobre os métodos de trombone utilizados no ensino do instrumento no Brasil e os classificou dentro das tendências pedagógicas de Libâneo. A pesquisa se deu então, na coleta de dados sobre as aulas ministradas pelo professor Alexandre Teixeira e uma proposta de classificação dentro das tendências pedagógicas. Ao final concluímos que, durante os cursos de extensão, alvo do nosso recorte, algumas características de tendências pedagógicas foram utilizadas e não apenas uma.
Palavras-chave: Trombone
Tendências pedagógicas
Educational philosophies
Ensino à distância
Distance education
Área(s) do CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::MUSICA
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Referência: SOARES, Jucelino dos Santos. Tendências pedagógicas de José Carlos Libâneo aplicadas à um curso de extensão no formato remoto. 2023. 45 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Música) Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2023
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/38492
Data de defesa: 3-Fev-2023
Aparece nas coleções:TCC - Música

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TendênciasPedagógicasJosé.pdf429.38 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons