Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/38492
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorSoares, Jucelino dos Santos-
dc.date.accessioned2023-07-10T13:32:47Z-
dc.date.available2023-07-10T13:32:47Z-
dc.date.issued2023-02-03-
dc.identifier.citationSOARES, Jucelino dos Santos. Tendências pedagógicas de José Carlos Libâneo aplicadas à um curso de extensão no formato remoto. 2023. 45 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Música) Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2023pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/38492-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/us/*
dc.subjectTrombonept_BR
dc.subjectTendências pedagógicaspt_BR
dc.subjectEducational philosophiespt_BR
dc.subjectEnsino à distânciapt_BR
dc.subjectDistance educationpt_BR
dc.titleTendências pedagógicas de José Carlos Libâneo aplicadas à um curso de extensão no formato remotopt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Teixeira, Alexandre-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5781808570129854pt_BR
dc.contributor.referee1Silva, Elder Thomaz da-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2763092045453831pt_BR
dc.contributor.referee2Gonçalves, Lilia Neves-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/2899680917014460pt_BR
dc.description.degreenameTrabalho de Conclusão de Curso (Graduação)pt_BR
dc.description.resumoEste trabalho começou a ser idealizado no ano de 2020, durante o início da pandemia de COVID-19, quando o Prof. Ms. Alexandre Teixeira iniciou um projeto de extensão para prestar serviços à comunidade, que foi replicado no ano seguinte. Neste projeto foram lecionadas aulas de trombone por via remota para pessoas de diversas localidades do Brasil. Antes do início do projeto o Prof. Ms. Alexandre havia comentado comigo sobre a falta de pesquisas na área pedagógica do trombone, por esta razão desde o início do curso de extensão começamos a confeccionar relatórios das aulas ministradas com o plano de desenvolver alguma pesquisa sobre essa temática. Portanto, este estudo tem como objetivo a análise pedagógica das aulas de trombone realizadas por via remota das duas edições do curso de extensão ofertada pelo Prof. Ms. Alexandre Teixeira. Para realizar esta pesquisa, recorremos a dois autores principais, sobre os quais baseamos nosso referencial teórico: José Carlos Libâneo e Antônio Henrique Seixas de Oliveira. Libâneo é um importante teórico da educação no Brasil e dele retiramos os conceitos sobre as tendências pedagógicas utilizadas em sala. Oliveira realizou um trabalho de análise sobre os métodos de trombone utilizados no ensino do instrumento no Brasil e os classificou dentro das tendências pedagógicas de Libâneo. A pesquisa se deu então, na coleta de dados sobre as aulas ministradas pelo professor Alexandre Teixeira e uma proposta de classificação dentro das tendências pedagógicas. Ao final concluímos que, durante os cursos de extensão, alvo do nosso recorte, algumas características de tendências pedagógicas foram utilizadas e não apenas uma.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.courseMúsicapt_BR
dc.sizeorduration45pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::MUSICApt_BR
Appears in Collections:TCC - Música

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TendênciasPedagógicasJosé.pdf429.38 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons