Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/38492
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.creator | Soares, Jucelino dos Santos | - |
dc.date.accessioned | 2023-07-10T13:32:47Z | - |
dc.date.available | 2023-07-10T13:32:47Z | - |
dc.date.issued | 2023-02-03 | - |
dc.identifier.citation | SOARES, Jucelino dos Santos. Tendências pedagógicas de José Carlos Libâneo aplicadas à um curso de extensão no formato remoto. 2023. 45 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Música) Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2023 | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/38492 | - |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Uberlândia | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/us/ | * |
dc.subject | Trombone | pt_BR |
dc.subject | Tendências pedagógicas | pt_BR |
dc.subject | Educational philosophies | pt_BR |
dc.subject | Ensino à distância | pt_BR |
dc.subject | Distance education | pt_BR |
dc.title | Tendências pedagógicas de José Carlos Libâneo aplicadas à um curso de extensão no formato remoto | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Teixeira, Alexandre | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/5781808570129854 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Silva, Elder Thomaz da | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/2763092045453831 | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Gonçalves, Lilia Neves | - |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/2899680917014460 | pt_BR |
dc.description.degreename | Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) | pt_BR |
dc.description.resumo | Este trabalho começou a ser idealizado no ano de 2020, durante o início da pandemia de COVID-19, quando o Prof. Ms. Alexandre Teixeira iniciou um projeto de extensão para prestar serviços à comunidade, que foi replicado no ano seguinte. Neste projeto foram lecionadas aulas de trombone por via remota para pessoas de diversas localidades do Brasil. Antes do início do projeto o Prof. Ms. Alexandre havia comentado comigo sobre a falta de pesquisas na área pedagógica do trombone, por esta razão desde o início do curso de extensão começamos a confeccionar relatórios das aulas ministradas com o plano de desenvolver alguma pesquisa sobre essa temática. Portanto, este estudo tem como objetivo a análise pedagógica das aulas de trombone realizadas por via remota das duas edições do curso de extensão ofertada pelo Prof. Ms. Alexandre Teixeira. Para realizar esta pesquisa, recorremos a dois autores principais, sobre os quais baseamos nosso referencial teórico: José Carlos Libâneo e Antônio Henrique Seixas de Oliveira. Libâneo é um importante teórico da educação no Brasil e dele retiramos os conceitos sobre as tendências pedagógicas utilizadas em sala. Oliveira realizou um trabalho de análise sobre os métodos de trombone utilizados no ensino do instrumento no Brasil e os classificou dentro das tendências pedagógicas de Libâneo. A pesquisa se deu então, na coleta de dados sobre as aulas ministradas pelo professor Alexandre Teixeira e uma proposta de classificação dentro das tendências pedagógicas. Ao final concluímos que, durante os cursos de extensão, alvo do nosso recorte, algumas características de tendências pedagógicas foram utilizadas e não apenas uma. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.course | Música | pt_BR |
dc.sizeorduration | 45 | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::MUSICA | pt_BR |
Appears in Collections: | TCC - Música |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
TendênciasPedagógicasJosé.pdf | 429.38 kB | Adobe PDF | View/Open |
This item is licensed under a Creative Commons License