Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/38492| Tipo de documento: | Trabalho de Conclusão de Curso |
| Tipo de acceso: | Acesso Aberto |
| Título: | Tendências pedagógicas de José Carlos Libâneo aplicadas à um curso de extensão no formato remoto |
| Autor: | Soares, Jucelino dos Santos |
| Primer orientador: | Teixeira, Alexandre |
| Primer miembro de la banca: | Silva, Elder Thomaz da |
| Segundo miembro de la banca: | Gonçalves, Lilia Neves |
| Resumen: | Este trabalho começou a ser idealizado no ano de 2020, durante o início da pandemia de COVID-19, quando o Prof. Ms. Alexandre Teixeira iniciou um projeto de extensão para prestar serviços à comunidade, que foi replicado no ano seguinte. Neste projeto foram lecionadas aulas de trombone por via remota para pessoas de diversas localidades do Brasil. Antes do início do projeto o Prof. Ms. Alexandre havia comentado comigo sobre a falta de pesquisas na área pedagógica do trombone, por esta razão desde o início do curso de extensão começamos a confeccionar relatórios das aulas ministradas com o plano de desenvolver alguma pesquisa sobre essa temática. Portanto, este estudo tem como objetivo a análise pedagógica das aulas de trombone realizadas por via remota das duas edições do curso de extensão ofertada pelo Prof. Ms. Alexandre Teixeira. Para realizar esta pesquisa, recorremos a dois autores principais, sobre os quais baseamos nosso referencial teórico: José Carlos Libâneo e Antônio Henrique Seixas de Oliveira. Libâneo é um importante teórico da educação no Brasil e dele retiramos os conceitos sobre as tendências pedagógicas utilizadas em sala. Oliveira realizou um trabalho de análise sobre os métodos de trombone utilizados no ensino do instrumento no Brasil e os classificou dentro das tendências pedagógicas de Libâneo. A pesquisa se deu então, na coleta de dados sobre as aulas ministradas pelo professor Alexandre Teixeira e uma proposta de classificação dentro das tendências pedagógicas. Ao final concluímos que, durante os cursos de extensão, alvo do nosso recorte, algumas características de tendências pedagógicas foram utilizadas e não apenas uma. |
| Palabras clave: | Trombone Tendências pedagógicas Educational philosophies Ensino à distância Distance education |
| Área (s) del CNPq: | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::MUSICA |
| Idioma: | por |
| País: | Brasil |
| Editora: | Universidade Federal de Uberlândia |
| Cita: | SOARES, Jucelino dos Santos. Tendências pedagógicas de José Carlos Libâneo aplicadas à um curso de extensão no formato remoto. 2023. 45 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Música) Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2023 |
| URI: | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/38492 |
| Fecha de defensa: | 3-feb-2023 |
| Aparece en las colecciones: | TCC - Música |
Ficheros en este ítem:
| Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| TendênciasPedagógicasJosé.pdf | 429.38 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons
