Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/38487
Tipo do documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Título: Multimidialidade, hipertextualidade, interatividade e enquadramento: Análise da cobertura dos portais 'ge.globo' e 'Grande Prêmio' sobre o Grande Prêmio de Abu Dhabi de Fórmula 1 de 2021
Título(s) alternativo(s): Multimediality, hypertextuality, interactivity and framing: Analysis of the coverage of websites “ge.globo” and “Grande Prêmio” on the 2021 Formula 1 Abu Dhabi Grand Prix
Autor(es): Braga, Luís Fellipe Borges
Primeiro orientador: Teixeira, Ana Paula de Moraes
Primeiro coorientador: Camargo, Aline Cristina
Primeiro membro da banca: Araújo, Marcelo Marques
Segundo membro da banca: Costa, Fabiana Ribeiro Barcelos
Resumo: A presente pesquisa tem como objetivo analisar o uso de elementos de multimidialidade, hipertextualidade e interatividade nos sites “ge.globo” e “Grande Prêmio” e a influência desses elementos sobre o enquadramento noticioso no jornalismo digital. Como objeto empírico, foram selecionadas 22 reportagens - 11 de cada veículo - sobre o Grande Prêmio de Abu Dhabi de Fórmula 1 de 2021, última etapa da temporada daquele ano e que ficou marcada pela disputa polêmica entre o piloto holandês Max Verstappen e o inglês Lewis Hamilton, decidida na última volta da corrida. Para isso, foi realizada uma análise do conteúdo de matérias selecionadas de cada um dos dois veículos sob três diferentes categorias ligadas ao jornalismo digital. Em seguida, os dados foram interpretados tendo em vista os diferentes tipos de enquadramento propostos por Iyengar (1990; 1991): jogo, conflito, episódico e temático. Por fim, foi observado que a multimidialidade, a hipertextualidade e a interatividade influenciam no enquadramento ao oferecerem diferentes possibilidades de compreensão, leitura e visualização da informação, as quais são limitadas no texto escrito.
Abstract: This research aims to analyze the use of multimediality, hypertextuality and interactivity elements on the websites “ge.globo” and “Grande Prêmio” and the influence of those elements on news framing in digital journalism. As an empirical object, 22 reports - 11 from each website - were selected. Those reports were about the 2021 Abu Dhabi Grand Prix, the last stage of the Formula 1 season that year and which was marked by the controversial dispute between the Dutch driver Max Verstappen and the Englishman Lewis Hamilton, decided on the last lap of the race. For this, an analysis of the content of selected articles from each of the two vehicles was carried out under three different categories related to digital journalism. Next, the data were interpreted considering the different types of framing proposed by Iyengar (1990; 1991): game, conflict, episodic and thematic. Finally, it was observed that multimediality, hypertextuality and interactivity influence framing by offering different possibilities for understanding, reading and viewing information, which are limited in written text.
Palavras-chave: Enquadramento
Fórmula 1
Hipertextualidade
Interatividade
Jornalismo digital
Multimidialidade
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Referência: BRAGA, Luís Fellipe Borges. Multimidialidade, hipertextualidade, interatividade e enquadramento: Análise da cobertura dos sites “ge.globo” e “Grande Prêmio” sobre o Grande Prêmio de Abu Dhabi de Fórmula 1 de 2021. 88 p. Trabalho de Conclusão de Curso (curso: Jornalismo). Universidade Federal de Uberlândia. Uberlândia, 2023.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/38487
Data de defesa: 19-Jun-2023
Aparece nas coleções:TCC - Jornalismo

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
JornaDigitalFormula1.pdf3.81 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.